Mercado

Activos do Kwanza Invest crescem 122% no semestre

03/09/2015 - 10:21, Banca, Banca

O banco actua nas áreas de corporate finance, fusões e aquisições, private equity, financiamento estruturado, de capital de risco e de capital de desenvolvimento.

Por André Samuel | Fotografia Walter Fernandes

O activo do banco nos primeiros seis meses do ano, consolidado, foi de 21,1 mil milhões Kz, superior em mais 11,6 mil milhões Kz (122%) ao activo do mesmo período de 2014.
Para este ano, a classe que mais contribuiu para o aumento do activo da instituição foi a da disponibilidade, com 17 mil milhões Kz arrecadados, o que evidencia um crescimento exponencial ao sair de 830,7 milhões Kz para os expressivos 17 mil milhões Kz, representando uma taxa superelevada de crescimento de 1947,5%.
O banco registou depósitos na ordem dos 15,9 mil milhões Kz, um aumento de 12,4 milhões comparativamente aos 3,4 milhões captados em 2014.
Por sua vez ,o passivo do BKI aumentou 144% este ano face ao mesmo período do ano passado, ao passar de 8,8 milhões Kz para 21,5 milhões Kz.
Relativamente ao exercício findo em 31 de Dezembro de 2014, este evidencia um total de activos de 10,3 mil milhões Kz e fundos próprios de 374,7 milhões Kz.
Noutra vertente, no que toca ao exercício consolidado de 2014, órgão de gestão do banco anunciou em comunicado que foram colocados à disposição do auditor todos os registos contabilísticos da instituição e respectiva documentação de suporte, bem como todos os contratos.
“Todos os actos, operações e condicionalismos respeitantes ao capital social estão adequadamente registados e divulgados nas demonstrações financeiras e foram devidamente registados na Conservatória do Registo Comercial respectiva”, refere o comunicado.
Entre os actos referidos acima, constam transacções com entidades relacionadas e montantes a receber e a pagar, incluindo vendas, compras, empréstimos, transferências de activos, alugueres e garantias (escritas ou verbais) prestadas ou recebidas.
O banco negociou também acordos de recompra de acções, bem como partes de capital subordinadas ao exercício de opções, e ainda acordos com instituições financeiras envolvendo compensação de saldos ou restrições de movimentação de fundos ou linhas de crédito.
Contratos de futuros e instrumentos financeiros similares integraram igualmente a carteira do banco.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.