Mercado

Bancos vão passar a cobrar comissões no levantamento de dinheiro e cheques

12/03/2018 - 15:31, Banca, featured

Segundo a Lusa os bancos vão passar a cobrar comissões sempre que os clientes pretenderem levantar dinheiro das próprias contas ou cheques, com a alteração dos serviços mínimos bancários, definida este mês pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

Em causa está a actualização, através do aviso 3/18, do BNA, ao normativo sobre serviços mínimos bancários disponibilizados pelas instituições financeiras bancárias, revogando as normas de 2017, também do banco central.

A decisão, surge numa altura em que o banco central continua a retirar dinheiro de circulação física. Só em Janeiro, face ao mês anterior, o País retirou cerca de 14% do dinheiro que tinha em circulação física, equivalente a menos 73.396 milhões de kwanzas (280 milhões de euros), medida que está a permitir valorizar a moeda nacional.

De acordo ao último relatório sobre a Base Monetária Ampla do BNA, em Janeiro estavam em circulação física no país 454.154 milhões de kwanzas (1.720 milhões de euros), contra os 527.550 milhões de kwanzas (2.000 milhões de euros) contabilizados no final de Dezembro.

 

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.