Mercado

Banco de Portugal realiza Encontro sobre Inclusão e Formação Financeira dos Bancos Centrais dos países lusófonos

14/07/2017 - 10:04, Banca, featured

No final do referido encontro, o BNA e os Bancos Centrais de Língua Portuguesa irão subscrever um Protocolo com a Alliance for Financial Inclusion (AFI).

O Banco de Portugal realizou em Lisboa, nos dias 6 e 7 de Julho, o III Encontro sobre Inclusão e Formação Financeira dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa.

O III Encontro sobre Inclusão e Formação Financeira dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa contou com a presença de delegações de todos os bancos centrais dos países lusófonos: Banco Central de São Tomé e Príncipe, Banco Central de Timor-Leste, Banco Central do Brasil, Banco Central dos Estados da África Ocidental, Banco de Cabo Verde, Banco de Moçambique, Banco de Portugal e Banco Nacional de Angola. No primeiro dia, os BCPLP partilharam a sua experiência na inclusão e formação financeira, apresentando os principais desenvolvimentos ocorridos desde o último encontro.

No segundo dia, foram analisados temas relativos à implementação da educação financeira nas escolas, aplicação de metodologias de avaliação e monitorização de iniciativas de formação financeira, formação financeira digital e utilização de meios de formação financeira à distância. No encontro participou também a secretária executiva da International Network on Financial Education (INFE), Flore-Anne Messy, que analisou a evolução da oferta e procura de serviços financeiros, designadamente a crescente digitalização e os riscos emergentes, bem como a resposta das políticas de inclusão e formação financeira.

Flore-Anne Messy apresentou ainda os resultados dos mais recentes exercícios de diagnóstico da INFE à literacia financeira e identificou as melhores práticas internacionais de formação financeira, em particular na educação financeira dos jovens.

O Encontro contou com a presença do director-geral da Educação, José Victor Pedroso, e da Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão. A abertura e o encerramento do Encontro estiveram a cargo do Administrador do Banco de Portugal Luís Máximo dos Santos e do Governador Carlos da Silva Costa, respectivamente.

No final do referido encontro, o Banco Nacional de Angola e os Bancos Centrais de Língua Portuguesa irão subscrever um Protocolo com a Alliance for Financial Inclusion (AFI) que visa estabelecer o enquadramento da colaboração institucional entre as Partes, tendo em vista a realização de projectos de reforço de competências para a promoção da Inclusão e Educação Financeira nos países de língua oficial portuguesa. O Director Executivo da AFI, Alfred Hannig, esteve presente neste Encontro para acompanhar os trabalhos e assinar o Protocolo.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.