Mercado

Banco Mundial e AIIB assinam um Quadro de Cooperação

24/04/2017 - 09:17, Banca

O memorando de entendimento fornece um quadro geral para a cooperação entre o Grupo do Banco Mundial e o AIIB em áreas comuns de interesse, incluindo financiamento para o desenvolvimento, intercâmbio de pessoal e trabalho analítico e sectorial.

O presidente do Grupo Banco Mundial, Jim Yong Kim, e o presidente do Banco de Investimentos de Infra-Estrutura da Ásia, Jin Liqun, assinaram um memorando de entendimento para fortalecer a cooperação e o compartilhamento de conhecimento entre as instituições.

O memorando de entendimento fornece um quadro geral para a cooperação entre o Grupo do Banco Mundial e o AIIB em áreas comuns de interesse, incluindo financiamento para o desenvolvimento, intercâmbio de pessoal e trabalho analítico e sectorial. Ele abre o caminho para as duas instituições para melhorar ainda mais a coordenação nos níveis regional e nacional.

“O grupo do Banco Mundial trabalhou em estreita colaboração com os nossos parceiros no Asian Investment Bank desde seu início”, disse Kim. “Já estamos financiando projectos do Azerbaijão para a Indonésia, e estou muito feliz em fortalecer ainda mais nossa parceria. A colaboração entre instituições de desenvolvimento é essencial para fazer o melhor uso de recursos escassos, se agrupar no sector privado e atender às crescentes aspirações das pessoas a quem servimos “.

O grupo do Banco Mundial e o AIIB assinaram um acordo-quadro de Cofinanciamento para projectos de investimento há um ano. Desde então, o AIIB e o Banco Mundial co-financiaram cinco projectos, apoiando a produção de energia no Paquistão, um gasoduto de gás natural no Azerbaijão, a melhoria das favelas, a segurança das barragens e o desenvolvimento de infra-estruturas regionais na Indonésia. As duas instituições estão a discutir mais projectos a co-financiar em 2017 e 2018.

Além disso, a AIIB e a Corporação Financeira Internacional, membro do Grupo Banco Mundial, co-investiram em um projecto do sector de energia em Mianmar e estão discutindo projectos adicionais potenciais.

“Assinar este memorando de entendimento se encaixa em nossa visão de um novo tipo de internacionalismo”, disse Jin. “Ele aprofunda nosso relacionamento com o Grupo do Banco Mundial e estabelece mecanismos através dos quais podemos colaborar e compartilhar informações com mais facilidade. Nós colocamos um alto valor em nossas parcerias porque, trabalhando juntos, aumentamos muito nosso potencial para resultados positivos na Ásia “.

Em 2015, o grupo do Banco Mundial e o Secretariado Interino Multilateral para o Estabelecimento da AIIB assinaram um memorando de entendimento para cooperação global e intercâmbio de conhecimento, que terminou quando a AIIB foi formalmente estabelecida.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.