Mercado

Bancos Comerciais apostam no empreendedorismo

17/05/2018 - 09:35, Banca, featured

Cerca de100 mil dólares foram disponibilizados pelos bancos comerciais, nos últimos quatro anos, para financiar a execução de 135 projectos de jovens empreendedores, formados pelo Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (Clese) do Lubango.

O financiamento foi feito pelos bancos comerciais Sol (parceiro do projecto e maior financiador),  Fomento Angola (BFA), Angolano de Investimentos (BAI) e o BIC.

A informação foi anunciada no Lubango, pela responsável da área de formação do centro, Efigénia dos Santos.

Em declarações à imprensa, a responsável afirmou que o Clese, desde 2014, já formou 535 jovens em empreendedorismo, dos quais 87 possuem empresas (duas em Quipungo e restantes no Lubango), constituídas com o financiamento referido, em que se destaca o comércio e prestação de serviço.

Apontou que depois da constituição de empresas, os fornecedores e aquisição de divisas constituem as maiores dificuldades enfrentadas pelos empreendedores, pois os mesmos têm de ir ao exterior do país para a aquisição de seus produtos ou serviços para depois disponibilizarem no mercado local.

O Clese-Lubango, inaugurado em Maio de 2011, tem uma capacidade de formar anualmente 200 jovens empreendedores. O centro tem por objectivo disseminar a cultura do empreendedorismo na juventude e nas pequenas e médias empresas nacionais. Comporta áreas administrativas, um laboratório de informática, uma incubadora de empresa com capacidade para oito empreendedores.

O projecto financiado maioritariamente pelo Banco Sol, além da Huíla,  já contemplou as províncias do Huambo, Cuanza Sul, Benguela, Uíge,  Moxico, Malanje, Cabinda, Cuanza Norte e Lunda Norte.

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.