Mercado

BNA comprou mais de 1.200 milhões de dólares em divisas num único mês

14/06/2018 - 09:24, Banca, BNA, featured

O banco nacional registou um saldo positivo de 350 milhões de dólares, elevando as Reservas Brutas Internacionais.

O Banco Nacional de Angola (BNA) comprou 1.256 milhões de dólares em divisas no mês de Março, este foi o melhor registo mensal de vários meses e que contribuiu para um saldo positivo de 350 milhões de dólares.

Estas compras, de dólares, foram feitas ao sector petrolífero directamente e ao Tesouro, em ambos os casos influenciadas pela subida na cotação do preço do petróleo no mercado internacional, que por sua vez está a impulsionar as receitas fiscais do Estado.

Contas feitas, o BNA comprou em Março 1.256 milhões de dólares em divisas e vendeu aos bancos comerciais 906 milhões de dólares, um aumento de quase 9% em comparação com o mês anterior (Fevereiro). Ou seja, entre leilões de divisas aos bancos comerciais e compra de dólares da venda de petróleo, o BNA registou um saldo positivo de 350 milhões de dólares, elevando as Reservas Brutas Internacionais a 17.698 milhões de dólares, o equivalente a quase 7,5 meses das necessidades de importação de Angola. No mesmo período de 2017, essas reservas eram suficientes para mais de nove meses de importação.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.