Mercado

BPC lança quiosques bancários

13/08/2015 - 10:57, Banca, Banca

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) prevê instalar, ainda este ano, quiosques bancários em hipermercados, supermercados e superfícies comerciais de menor dimensão…

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) prevê instalar, ainda este ano, quiosques bancários em hipermercados, supermercados e superfícies comerciais de menor dimensão, por forma a expandir os serviços da instituição, anunciou ao jornal Mercado o chairman Paixão Júnior.
Disse que a instalação de quiosques bancários nos espaços citados vai permitir que movimentos financeiros possam ser efectuados fora das instalações habituais do BPC, conforme tem acontecido.
Os utentes terão a possibilidade de levantar e depositar dinheiro nos quiosques, independentemente do banco pelo qual estão vinculados, como garantiu Paixão Júnior, porque as entidades de aceitação de pagamento poderão estar ligadas através do sistema H2H da Empresa Interbancária de Serviço EMIS ou do BPC.
“Para fazer um conjunto de movimentos, os utentes não precisarão de ter, necessariamente, conta bancária no BPC, visto que o nosso objectivo é envolver todas as comunidades no acesso aos serviços financeiros e bancários”, declarou o chairman do maior banco público, cujo número de clientes já ultrapassa os dois milhões.
A modalidade de funcionamento do futuro serviço será de auto-atendimento e servirá de complemento dos postos de atendimento do banco, pois os quiosques serão electrónicos e a intervenção humana será apenas para manutenção e apoio ao cliente.
Nos Estados Unidos da América, os quiosques bancários são conhecidos por Totens Bancários Electrónicos (EBK). Em 2014, JPMorgan Chase e Chase Bank, instituições financeiras americanas, apostaram nos respectivos aparelhos porque as características se assemelham às caixas electrónicas (ATM), embora os EBK forneçam mais dinheiro.
Os EBK foram bem acolhidos nos EUA, porque também podem recepcionar cheques e fornecer valores exactos conforme enumerados no documento. Até final de 2014, contavam-se 1600 aparelhos nos EUA.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.