Mercado

BPC lidera carteira de crédito da banca

05/11/2015 - 15:48, Banca

O BAI detém a 2.ª maior carteira de crédito até ao 1.º semestre deste ano, com 333,9 mil milhões Kz, enquanto o VTB-África é o menos cotado, com 3 mil milhões Kz, num universo de 12 bancos analisados pelo Mercado. A carteira de crédito do Banco de Poupança e Crédito (BPC) até ao primeiro semestre de 2015 está avaliada em 858,9 mil […]

O BAI detém a 2.ª maior carteira de crédito até ao 1.º semestre deste ano, com 333,9 mil milhões Kz, enquanto o VTB-África é o menos cotado, com 3 mil milhões Kz, num universo de 12 bancos analisados pelo Mercado.

A carteira de crédito do Banco de Poupança e Crédito (BPC) até ao primeiro semestre de 2015 está avaliada em 858,9 mil milhões Kz (6,4 mil milhões USD), líder num ranking de 12 bancos elaborado pelo jornal Mercado com base nos balancetes publicados pelas referidas publicações.

A base de elaboração do ranking teve suporte no facto de uma carteira de crédito forte ser um pré-requisito para o sucesso dos negócios bancários, a julgar pela responsabilidade pelo desempenho financeiro que é geralmente atribuído a um grupo restrito de técnicos especializados na matéria.

Retomando o assunto, no trimestre inicial de 2015, a carteira de crédito do BPC tinha atingido os 871,08 mil milhões Kz, mas no período subsequente decresceu 1,42% (12milhões Kz), o que não retirou ao banco, sob gestão do banqueiro Paixão Júnior, a liderança do ranking na primeira metade do ano.

Ainda no período em análise, a carteira de crédito do Banco Angolano de Investimento (BAI) ficou quantificada em 333,9 mil milhões Kz, que, com este registo, ocupa o segundo lugar do ranking elaborado pelo Mercado.

A carteira de crédito do Banco Privado Atlântico (BPA) está avaliada em 214,5 mil milhões Kz, é a terceira maior, no grupo de 12 bancos analisados. Na análise, a carteira do Atlântico foi avaliada de forma isolada, sem adicionar a carteira do Banco Millennium Angola face ao anúncio de fusão entre os dois bancos a partir de Março de 2016.

Apesar de reduzir o volume de crédito no segundo trimestre do presente exercício financeiro em 19% (44,3 mil milhões Kz), o Banco de Fomento Angola (BFA) tem a quarta maior carteira no primeiro semestre de 2015, num montante de 188,01 mil milhões Kz.

O Banco Millennium Angola (BMA) registou uma carteira de crédito de 122,2 mil milhões Kz, assumindo a quinta posição do ranking. A carteira do BMA foi também avaliada de forma isolada, uma vez que foi já anunciada a fusão com o Atlântico para o primeiro trimestre do próximo ano.
Carteira de crédito extra top 5
No primeiro semestre de 2015, o Banco de Negócios Internacional (BNI), com um volume avaliado em 94,08 mil milhões Kz, assumiu-se como sexto maior entre os bancos detentores das maiores carteiras de crédito no mercado bancário nacional.

O Banco Sol é a sétima instituição bancária no ranking dos 12, com uma carteira de crédito avaliada em 82,1 mil milhões Kz, seguido do Banco Keve, que no período em análise registou 54,7 mil milhões Kz.
Integra também a lista o Banco Caixa Geral Totta Angola (BCGTA), com 49,8 mil milhões Kz, na nona posição, ao passo que o Standard Bank Angola (SBA) é a décima instituição bancária no ranking, com uma carteira avaliada em 42,5 mil milhões Kz.

Com 38,5 mil milhões Kz encontra-se o Finibanco Angola na décima posição, seguido do VTB-África, com 3,2 mil milhões Kz. O jornal Mercado contactou o Banco BIC, uma vez que faz parte dos Big Five da banca nacional (activos, crédito), mas apenas foi fornecida informação financeira relativa ao primeiro trimestre do ano, o que impossibilitou a conclusão analítica sobre a carteira do banco no primeiro semestre de 2015.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.