Mercado

“Com o Depósito Brent Stable, parte do retorno pode ser em USD”

13/03/2017 - 10:37, Banca, featured

Banco Económico lança novo produto financeiro indexado ao Brent. A novidade em exclusivo para o Mercado.

Por Nilza Rodrigues

O BE lança o DP Brent Stable, o seu mais recente produto financeiro. Como o define, qual o contexto, as circunstâncias do seu lançamento?

Bom, trata-se de um depósito estruturado a um ano cujo retorno final é variável e está directamente ligado ao preço do petróleo ao longo do prazo do depósito. Quanto ao contexto, o panorama financeiro actual, tanto em Angola como no mundo, é muito exigente e com uma elevada dinâmica. Os bancos têm de acompanhar este ritmo e procurar diferenciar-se pela inovação e criatividade por forma a apoiar os clientes a superar os desafios da economia, oferecendo-lhes uma alargada gama de produtos e serviços, desde simples depósitos a prazo com pagamento de juros mensais ou antecipados, a produtos mais sofisticados que respondam aos desafios do mercado, como o BE Valorização Cambial ou este novo produto que agora lançamos. O Depósito Brent Stable tem uma particularidade muito interessante: com este depósito, os clientes podem diversificar o seu portefólio de investimento e participar num mercado ao qual normalmente não têm acesso.

Existem produtos similares no mercado nacional?

Não existe no mercado produto igual, o DP Brent Stable tem uma abordagem diferente e características inovadoras no mercado.

A quem se dirige, qual o seu principal target?

O nosso target são clientes que procuram diversificar o seu portefólio de investimentos e obter uma rentabilidade potencialmente superior aos depósitos tradicionais. Com garantia de capital investido e a liquidez do investimento, o Depósito Brent Stable oferece ainda a possibilidade de receber parte do retorno em dólares.

Trata-se de um depósito que pode capitalizar os juros?

Não, os juros são simples, e apenas na maturidade do depósito será conhecido o juro total.

E a nível de mobilização, quais as penalizações? Garantem só o capital investido?

O depósito permite mobilização antecipada a qualquer momento. Desde que cumprido um período mínimo de investimento, o cliente poderá receber os juros correspondentes à taxa fixa. Além de o capital investido estar garantido, o produto tem uma taxa fixa associada que garante um mínimo de rentabilidade. Dependendo da flutuação do preço do petróleo, o cliente receberá um retorno adicional.

E em relação a taxas de juro?

O produto tem uma taxa fixa que garante um mínimo de rentabilidade independentemente do comportamento do preço do petróleo. Adicionalmente, o cliente receberá uma bonificação variável que dependerá do comportamento do preço do petróleo ao longo da vida do depósito. É importante salientar que o facto de a parte variável dos juros ser paga em dólares se traduz numa rentabilidade efectiva em kwanzas superior à taxa máxima.

Quais as expectativas em termos de retorno?

Este produto surgiu para tirar partido das circunstâncias do mercado, reforçando e diversificando a oferta do banco com mais uma alternativa a nível de produtos de investimento. A estrutura de retorno do produto alinha-se com a expectativa que temos para a evolução do preço do petróleo nos próximos doze meses. Nesse sentido, estamos confiantes que os clientes poderão usufruir da rentabilidade máxima que este produto pode dar sem risco de capital. A possibilidade do pagamento de parte dos juros em dólares é também um factor de diferenciação e de atractividade do produto.

Como o BE analisa o estado do sistema financeiro nacional?

O sistema financeiro nacional está em transformação, e tem muitos desafios pela frente. É um sistema muito jovem e precisa de amadurecer, o que passa pela solidificação de processos, maior transparência e desenvolvimento de soluções inovadoras. Ainda há um caminho a percorrer, mas muito foi já feito.

Por exemplo, a recente criação do Conselho Nacional de Estabilidade Financeira, que visa assegurar a estabilidade financeira, prevendo crises sistémicas, constitui mais uma medida importante neste sentido. Num país com um elevado grau de exposição à economia internacional, é importante que o sistema financeiro se modernize, e a banca tem um papel preponderante como veículo desta modernização. É importante que os bancos sejam cada vez mais sólidos e transparentes.

O BE apresentou recentemente resultados que reflectem um balanço positivo, demonstrando a sua crescente solidez.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.