Mercado

Governo italiano traça plano para resgatar banco mais antigo do mundo

06/12/2016 - 10:16, Banca, Banca

O Monte dei Paschi, terceiro maior banco italiano, é a instituição financeira de Itália que apresenta as maiores fragilidades, depois de no Verão ter falhado os testes de stress do BCE.

O Governo italiano já tem em prevenção um plano para resgatar o Banca Monte dei Paschi, caso a instituição financeira não consiga angariar capital através dos seus accionistas e outros investidores, avança o Jornal de Negócios.

O Estado italiano preparou com um aumento de capital no banco, entretanto a intervenção só acontecerá caso o plano de recapitalização, avaliada em 5 mil milhões de euros, falhe.

A 5 de Dezembro, após a decisão do referendo que resultou na demissão do primeiro-ministro Matteo Renzi, os consultores que estão a a assessorar o banco, derão a conhecer que a decisão de avançar com o aumento de capital foi adiada.

Esta terça-feira, de acordo com o jornal italiano Il Sole 24, os gestores do Paschi têm reuniões agendadas com o Banco Central Europeu, sendo que um dos objectivos passa por pedir um adiamento da venda da carteira de crédito mal parado.

O Monte dei Paschi, terceiro maior banco italiano e o mais antigo do mundo, é a instituição financeira de Itália que apresenta as maiores fragilidades, depois de no Verão ter falhado os testes de stress do BCE.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.