Mercado

Lucro do Banco Atlantico sobe para 5,1 milhões no primeiro trimestre

17/05/2018 - 09:11, Banca, featured

O Banco Atlantico Europa registou um lucro líquido de 5,1 milhões de euros no primeiro trimestre de 2018, um aumento de 205%.

Dinheiro Vivo

O Banco Atlantico Europa registou um lucro líquido de 5,1 milhões de euros no primeiro trimestre de 2018, um aumento de 205% face ao resultado em igual período do ano passado, anunciou o banco. A margem financeira desceu 1% para 2,8 milhões de euros. “O produto bancário do Atlantico Europa cresceu 76% face ao primeiro trimestre de 2017, para 11,1 milhões de euros, suportado pelo aumento das comissões líquidas em 29% e das receitas de tesouraria e mercados em 617%, face ao mesmo período do ano anterior”, adianta em comunicado divulgado esta quarta-feira. “Os resultados do primeiro trimestre no exercício de 2018 evidenciam o reforço da solidez e performance financeira do banco”, afirma Diogo Cunha, presidente executivo do banco, citado no mesmo comunicado.

Destaca ainda “o nível de rentabilidade muito acima do mercado”, que “foi positivamente impactado não só pela evolução do modelo de negócio das diferentes áreas, como pela evolução favorável das taxas de juro na zona euro, sendo que face ao plano de crescimento estabelecido não é expectável um nível tão elevado nos restantes trimestres do ano”.

Os recursos totais de clientes do banco mantiveram-se estáveis nos 1,2 mil milhões de euros, e o crédito concedido caiu de 95,7 milhões de euros para 71 milhões de euros em “resultado de uma política conservadora do Atlântico Europa na concessão de crédito e uma estratégia que privilegia a actividade transaccional”. “O rácio de solvabilidade fixou-se em 20,5%, um dos mais elevados do sistema bancário nacional”, refere o banco.

Os custos de funcionamento subiram 24% para 3,9 milhões de euros em “resultado do crescimento do banco, que nos últimos 12 meses aumentou o número de colaboradores em 25% para os atuais 167”.

O banco sublinha o aumento de 30% dos valores entregues para o Fundo de Resolução e Imposto Extraordinário para Sector Bancário que atingiu os 1,1 milhões de euros no primeiro trimestre de 2018, face a 918 mil euros no período homólogo de 2017. O Atlantico Financial Group detém 96,5% do Atlantico Europa.

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.