Mercado

Nigéria busca 5,2 mil milhões USD do Banco Mundial para electricidade

09/05/2017 - 09:23, Banca, featured

O país procura por credor para melhorar a distribuição de energia, expandir a capacidade de transmissão e aumentar o acesso à electricidade em áreas rurais.

A Nigéria procura 5,2 mil milhões USD do Banco Mundial para expandir a geração de electricidade e ajudar a economia a recuperar da sua primeira contracção em 25 anos, avança Bloomberg, nesta terça-feira.

Segundo o ministro nigeriano da Energia, Obras e Habitação , Babatunde Fashola, as instituições ligadas ao Banco Mundial, a International Finance Corporation, pode investir cerca de mil milhões USD em projectos de energia eléctrica e empresas de distribuição de energia eléctrica. Já a seguradora de risco político, a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos, poderia fornecer capital e dívida de 1,4 mil milhões USD para programas de energia solar e de gás.

Além dos empréstimos de 2,5 mil milhões USD, a Nigéria procura por credor para melhorar a distribuição de energia, expandir a capacidade de transmissão e aumentar o acesso à electricidade em áreas rurais.

“Os desembolsos com o Banco Mundial estão sendo elaborados para começar em torno de Junho, Julho deste ano”, disse Fashola.

A nação mais populosa da África produz cerca de 4.000 megawatts de energia. A falta de oferta aumenta os custos de produção para muitas empresas forçadas a fornecer sua própria eletricidade, a maioria usando geradores a diesel. A economia nigeriana recuou 1,5 por cento no ano passado, a primeira contracção em todo o ano desde 1991, devido a uma queda nos preços do petróleo e da produção e escassez de dólares. O produto interno bruto poderia crescer 0,8 por cento este ano e 1,9 por cento em 2018, de acordo com o Fundo Monetário Internacional .

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.