Mercado

OGE 2018: Bancos vão ser submetidos a avaliação de vulnerabilidade

17/12/2017 - 14:03, Banca

O documento refere, nas acções de política que concorrem para o fortalecimento do sector financeiro, que irá ser feita no próximo ano.

Os bancos que operam no sistema financeiro nacional vão ser alvo de uma avaliação, com vista a determinar a sua vulnerabilidade, de acordo com o Relatório de Fundamentação do Orçamento Geral do Estado para 2018 (OGE 2018), que preconiza a implementação da abordagem de supervisão baseada no risco, na supervisão das instituições dos três subsectores do Sistema Financeiro.
O documento refere, nas acções de política que concorrem para o fortalecimento do sector financeiro, que irá ser feita no próximo ano a “avaliação da vulnerabilidade de todos e cada um dos bancos do sistema, por via de diferentes métodos de avaliação e teste”.

No mesmo capítulo, prevê-se a promoção do efectivo lançamento do seguro agrícola no País, a diversificação da Carteira de Investimentos dos Fundos de Pensões, garantir o efectivo funcionamento do Conselho Nacional de Estabilidade Financeira e a implementação efectiva do quadro de Supervisão em Base Consolidada, com definição de critérios, cronogramas e formas de actuação.

O Relatório aponta ainda para a necessidade de promover o funcionamento eficiente do mercado de capitais e refere a implementação de planos de acção para a análise da qualidade de activos para lidar com o crédito malparado e com a capitalização adicional.

O documento indica ainda que irá ser feita uma reavaliação dos requisitos mínimos de capital dos bancos comerciais para o asseguramento de níveis adequados de solvabilidade e de liquidez, o que, de resto, estava já previsto no Plano Intercalar do Governo (Outubro 2017-Março 2018).

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.