Mercado

Adesão da ZCL da SADC pode estar para breve

06/12/2017 - 12:12, Business, featured

Durante o Workshop sobre Regras de Origem da SADC, o responsável Santos Mussamo referiu que actualmente Namíbia, África do Sul, Moçambique e outros países que entram em Angola são tributados conforme as taxas previstas na pauta aduaneira.

“Se Estado angolano aderir a referida zona, iremos aplicar as tarifas preferenciais, tendo como suporte às Regras de Origem.” Adiantou!

Tão logo for efectivo, os  produtores nacionais ligados às fábricas, ao agro-negócio, a indústria e outros sectores do ramo produtivo poderão vender a nível da região sem tributação aduaneira, obedecendo às regras estabelecidas.

Santos Mussamo referiu ainda que os produto como de Moçambique, Malawi, Namíbia e outros países, ao  chegarem as  fronteiras, as delegações aduaneiras irão solicitar o certificado de origem, como se fosse um “passaporte de mercadorias”, de modo a determinar o tratamento preferencial ou não.

A pauta  aduaneira versão 2017  não foi elaborada a contar com um tratamento preferencial, logo, Angola ainda não tem assinado qualquer acordo que define a  especificidade.

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.