Mercado

Efacec garante entrega do segundo transformador

10/08/2017 - 15:53, Business

Encontra-se pronto para ser colocado em serviço ainda este ano, o que vai confirmar a entrada em funcionamento da segunda turbina da maior central hidroeléctrica do País

Por Roberto Alves

roberto.alves@mediarumo.co.ao 

O segundo de sete transformadores já foi entregue pela Efacec Power Solutions e encontra-se pronto para ser colocado em serviço, confirma a direcção da empresa em exclusivo ao jornal Mercado.

“Aguarda-se apenas pela entrada em funcionamento do segundo grupo gerador da central hidroeléctrica de Laúca”, refere a mesma fonte.

Os dois primeiros transformadores foram entregues pela Andritz Hydro, empresa que subcontratou a Efacec, sendo que a montagem do primeiro levou cerca de cinco semanas. Aguarda-se agora pela entrada em funcionamento do segundo grupo gerador da central.

“Cada um dos referidos transformadores terá uma vida útil mínima de 30 a 40 anos, podendo ultrapassar este período”, refere a fonte da direcção, reforçando que têm transformadores com mais de 50 anos de serviço.

A direcção não avançou os valores inerentes ao negócio da subcontratação pela Andritz Hydro, justificando que não é política da Efacec revelar estes dados quando é subcontratada por outra empresa.

A Efacec, segundo uma nota da empresa, produziu e instalou o maior e mais potente transformador em funcionamento em Angola. A entrada em funcionamento do transformador permite escoar a energia produzida no primeiro grupo gerador da barragem, beneficiando mais de oito milhões de pessoas e o desenvolvimento das regiões norte, centro e sul do País.

Leia mais, nesta edição nº 116 do Jornal Mercado, já nas bancas. 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.