Mercado

ENI presta assistência à Sonangol

13/06/2018 - 17:05, Business, featured

O presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Carlos Saturnino anunciou hoje que a petrolífera Italiana ENI Angola prestará serviços de assistência técnica e financeira à Sociedade Nacional de Combustíveis durante um período de 30 a 36 meses.

Segundo o presidente da petrolífera angolana, o acordo de assistência técnica e financeira assinado hoje encontra-se avaliado em cerca de 200 milhões de dólares norte-americanos,

O pacto, em que o signatário da ENI Angola foi o seu homólogo Antonio Vella, prevê duas partes, uma no valor de 60 milhões e outra de 120 milhões de dólares norte-americanos.

A primeira parte refere-se com o planeamento, organização da paragem para manutenção geral da refinaria de Luanda, elaboração e desenvolvimento de um modelo económico e operacional para a mesma, de maneira a melhorar toda área operacional do trabalho e sua sustentabilidade. A segunda à instalação de uma unidade nova que vai permitir o aumento substancial da produção de gasolina e poderão estar envolvidos montantes até USD 120 milhões.

No total, como disse o gestor Carlos Saturnino, o acordo pode chegar até USD 200 milhões, que serão financiados pela ENI Angola, e a Sonangol a reembolsará em condições vantajosas, pois só fará depois de 12 meses da implementação do início da implementação da empreitada, conforme o acordo.

Com a implementação total dos acordos, a refinaria terá maior sustentabilidade e melhores de condições operacional.

Carlos Saturnino afirmou ainda que Angola poderá, com a finalização dos trabalhos, diminuir a importação de certos produtos, como gasolina, gastando menos dinheiro, e caso puder, exportar pequenas quantidades de gasolina para alguns países africanos”.

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.