Mercado

Instalação de nova sede da Amazon põe 238 cidades em competição

26/10/2017 - 12:09, Business, featured

Várias localidades aceitam baixar impostos cobrados à empresa. E há quem ofereça ‘cargo’ de presidente ao CEO.

Por Ana Sanlez 

Todos a querem, apenas um a terá. A busca da Amazon pelo seu próximo quartel-general está a deixar a América em frenesim.

Foi no mês passado que a ‘gigante’ do retalho online anunciou que estava à procura da cidade perfeita para instalar a sua segunda sede.

E fê-lo de uma forma pouco convencional: abrindo um concurso público. A cidade que cumprir todos os requisitos exigidos pela companhia vai receber mais de 5 mil milhões USD em investimento e ganhar 50 mil postos de trabalho.

Nesta segunda-feira, a Amazon revelou que recebeu 238 candidaturas, de cidades nos EUA, Canadá e México.
O prazo para as candidaturas ao Amazon HQ2terminou na passada quinta-feira.

Entre as condições exigidas pela Amazon estão a qualidade dos recursos humanos, do imobiliário, o custo e a qualidade de vida e os benefícios fiscais.
A maior retalhista online do mundo quer uma área metropolitana com cerca de um milhão de habitantes, próxima de um aeroporto internacional, com boas universidades e a capacidade para atrair e reter talentos. Várias cidades esmeraram-se na candidatura e prometeram outras vantagens.

Stonecrest, no estado da Geórgia, prometeu inclusive reservar uma área de 1,4 km quadrados e chamar–lhe Amazon City, criando uma cidade de raiz onde o CEO, JeffBezos (na foto), seria presidente vitalício.

Várias localidades ofereceram-se para baixar os impostos cobrados à empresa.
Entre 2010 e 2016, o investimento da Amazon em Seattle, onde está situada a sua primeira sede, terá rendido 38 mil milhões USD à economia da cidade. A decisão da Amazon sobre o HQ2 só em 2018 será conhecida.

Segundo os economistas consultados pela Forbes, as cidades com melhores probabilidades de vencer o concurso são Atlanta, Austin, Toronto, Pittsburgh e Boston.

* Dinheiro Vivo

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.