Mercado

Moagem em Angola vai permitir diminuir importação de farinha

25/05/2017 - 11:34, Business, Consumo

A fábrica construída no terminal da Multiterminais no porto de Luanda, tem capacidade para transformar diariamente 1200 toneladas de trigo em 930 toneladas de farinha de trigo.

A fábrica da Grandes Moagens de Angola (GMA), a ser inaugurada sexta-feira, 26 de Maio, dispõe de capacidade para fornecer 60% da farinha de trigo importada por Angola em 2016, estimada em 500 mil toneladas, disse recentemente a ministra da Indústria, Bernarda da Silva.

A moagem, construída no terminal da Multiterminais no porto de Luanda, tem capacidade para transformar diariamente 1200 toneladas de trigo em 930 toneladas de farinha de trigo e 260 toneladas de farelo/dia e proceder ao seu empacotamento.

A matéria-prima será importada de França, Alemanha, Canadá, EUA, Cazaquistão e Austrália, entre outros países, tendo em conta que a produção de trigo em Angola ser ainda residual. O primeiro carregamento de trigo a granel para ser processado, já foi recebido.

A unidade fabril dispõe de capacidade para produzir farinhas de diferentes variedades, de acordo com as necessidades do mercado local.

GMA resulta de um projecto de consorcio envolvendo a empresa portuguesa Afaplan e o Estado angolano. O investimento privado está avaliado em 100 milhões USD, adianta MacauHub.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.