Mercado

Sector financeiro em força na Feira Internacional de Benguela

17/05/2018 - 10:03, Business, featured

Nesta edição que decorre até ao dia 20 Maio, o sector financeiro é o mais representativo. As ausências verificam-se no domínio do agronegócio.

Por: André Samuel

A oitava edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) arrancou esta quarta-feira no Estádio de Ombaka, com cerca de 50 empresas, menos da metade prevista pela organização. A abertura do evento contou com a presença do governador provincial Rui Falcão e do presidente do grupo Arena Evento, Bruno Albernaz, enquanto promotores desta que é considerada a maior bolsa de negócio da região sul de Angola.

Rui Falcão reconheceu o esforço dos empresários participantes no evento afirmando que no actual momento de adversidade económica que o País vive não é fácil empreender esforços para mover todo um aparato logístico para participar da feira e apelou a persistência e dedicação dos mesmos. Aos demais empresários lançou o repto de aderirem a iniciativas do género sendo que as feiras proporcionam um ambiente de oportunidade de negócios capaz de minimizar os efeitos da adversidade económica.

Nesta edição que decorre até ao dia 20 Maio, o sector financeiro é o mais representativo com instituições bancarias e seguradoras tanto privadas como publicas, o sector das telecomunicações e tecnologias de informação também esteve com uma representação expressiva. As grandes ausências verificaram-se no domínio do agronegócio pouco representado.

Empresários optimistas visionam retoma económica

O empresário local no sector da agroindústria, Nelito Monteiro, assume ser um desafiante participar de feira em ambiente económicos como o que o País enfrenta mas reconhece que há já claros sinais de um momento de viragem económica.

De igual modo o representante do Porto do Lobito no evento, Clara Nunes, defende que o ambiente económico da província começa a mostrar sinais positivo, revela que no caso da instituição portuária as reformas que mesma sofreu, como a ampliação da sua estrutura e o aumento da capacidade operacional, conferem maior dinamismo a actividade empresarial.

“Aumentamos a nossa capacidade de atracagem de navios de grande porte e como 90% das mercadorias que entram no País chegam por via marítima, não só pelo Porto do Lobito, isso traduz uma melhoria na rapidez com que a mercadoria entra e é desalfandegada como também na rapidez do escoamento no caso das exportações” justifica.

Para o delegado da Unitel para região litoral, Rui Vaz, as oportunidades estendem-se além da captação de clientes directos com a promoção de produtos, o desafio é proporcionar oportunidades de negócios paras as empresas com os serviços prestado pela operadora.

A nível do sector industrial, o representante do Polo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela, Germano Nzukulo, fez saber que actualmente 333 industrias estão contratualmente ligadas ao polo. Destas 131 estao completamente instaladas e há ainda capacidade para mais empresas que esperam preencher com esta participação na FIB.

Sobre a FIB

A FIB, uma promoção da empresa Eventos Arena, com o apoio institucional do Governo Provincial de Benguela, com uma componente multi-sectorial com vista a divulgar as potencialidades económicas e industriais da região.

O evento tem como principal objectivo dar a conhecer as potencialidades económicas e industriais da região de Benguela e Lobito e as demais regiões por si servida e com que mantém ligações, a fim de atrair investimentos nacionais e internacionais capazes de apoiar o desenvolvimento da região, contribuir para o seu crescimento e para a diversificação da Produção Nacional.

Na presente edição o evento é igualmente palco de diversos workshops com destaque para “Os desafios à Exportaçao” realizado pelo Banco de Fomento Angola, ciclos de conferencia sobre “Novos Instrumentos Legais da administração e Gestao do Territorio”, Atracção de Talentos nas províncias, o caso de Benguela” e a “Apresentação Ambiente Angola”.

A FIB é um evento que se realiza anualmente por ocasião das festas da cidade de Benguela e tem reforçado o seu importante papel enquanto plataforma de referência no estabelecimento de contactos, criação de negócios e dinamização de iniciativas que potenciam e estimulam a competitividade e o desenvolvimento da Província de Benguela sendo, actualmente, o evento mais importante na região Sul de Angola

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.