Mercado

Tesla vai comprar a Solarcity por 2,6 mil milhões de dólares

01/08/2016 - 13:15, Business

O acordo foi anunciado esta segunda-feira, depois da proposta apresentada pela Tesla ter sido aceite pelos accionistas da companhia de painéis solares.

A Tesla vai comprar a Solarcity por 2,6 mil milhões de dólares. O acordo foi anunciado esta segunda-feira, depois da proposta apresentada pela Tesla ter sido aceite pelos accionistas da companhia de painéis solares, anunciou o Jornal dos Negócios.

“A energia solar e o armazenamento são melhores quando combinadas. Juntas, a Tesla e a Solarcity podem criar produtos que melhoram a forma como a energia é gerada, armazenada e consumida”, declara Tesla no comunicado publicado.

Com este negócio, a companhia de Elon Musk quer oferecer um serviço integrado aos seus clientes: a energia gerada a partir dos painéis solares no telhado das casas vai servir depois para carregar o Tesla estacionado na garagem.

A energia produzida a partir destes painéis pode também ser armazenada nas baterias caseiras e industriais , a Powerwall e a Powerpack, que venham a ser produzidas na futura fábrica da Tesla, a Gigafactory que deverá estar terminada em 2017.

As companhias esperam atingir sinergias no valor de 150 milhões de dólares no primeiro ano. Com este acordo, os accionistas da Solarcity vão receber 0,110 acções da Tesla por cada acção da Solarcity. A Solarcity tem agora 45 dias, até 14 de Setembro, em que pode ouvir propostas por parte de outras empresas.

Elon Musk é presidente executivo da Tesla, presidente não executivo da Solarcity e o maior accionista em ambas as companhias. Por ter um pé assente nas duas companhias, a Solarcity criou um comité especial para analisar esta oferta, que vai decidir sem a influência de Musk. A Solarcity foi criada e é liderada por dois primos de Musk: Lyndon e Peter Rive.

A tecnologia da Tesla tem estado recentemente sob escrutínio depois das autoridades terem aberto uma investigação devido a um acidente fatal num Tesla Model S, quando o condutor estava a usar o sistema de auto-piloto, que controla parcialmente a travagem e a condução.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.