Mercado

Cresce trocas comerciais entre Angola e Suíça

24/11/2015 - 11:55, Business

As trocas comerciais entre Angola e a Suíça registaram um volume de 30,5 milhões de francos suíços (4,05 mil milhões Kz) no ano de 2014, segundo o secretário de Estado do Comércio, citado pelo Jornal de Angola, no quadro do comércio bilateral. Álvaro da Paixão Júnior afirmou que em Dezembro de 2014 o investimento directo suíço em […]

As trocas comerciais entre Angola e a Suíça registaram um volume de 30,5 milhões de francos suíços (4,05 mil milhões Kz) no ano de 2014, segundo o secretário de Estado do Comércio, citado pelo Jornal de Angola, no quadro do comércio bilateral.

Álvaro da Paixão Júnior afirmou que em Dezembro de 2014 o investimento directo suíço em Angola alcançou 16.543 milhões USD. Avançou também que com os novos instrumentos criados pelo Executivo, e com a legislação sobre o investimento privado e a institucionalização da APIEX (Agência de Promoção de Investimento e Exportação de Angola), grandes oportunidades se abrem para a diversificação e o aumento dos investimentos suíços no País, com perspectivas para a deslocalização de indústrias alimentares e de outros sectores.

Em Maio deste ano, os dois países assinaram na cidade de Berna, capital da Suíça, um “Memorando de Entendimento” para a promoção de relações de amizade e cooperação entre os dois países. Os dois Estados estudam mecanismos para a entrada em vigor do acordo sobre a promoção e protecção recíproca de investimentos (APRPRI), um instrumento jurídico para a cooperação entre Angola e a Suíça, em consequência do último memorando assinado.

Segundo um documento intitulado ”Situação Económica da Suíça no primeiro trimestre 2013” da Missão Permanente da República de Angola junto da Organização das Nações Unidas ”a nível do continente africano, cinco países destacaram-se com principais parceiros comerciais da Suíça, nomeadamente a África do Sul, o Egipto, a Argélia, a Nigéria e a Líbia, totalizando exportações num valor de 865 milhões de francos suíços contra 1.126 mil milhões de francos suíços de importações. Em relação a Angola, as trocas comerciais com a Suíça continuam insignificantes.”

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.