Mercado

Cimeira da CPLP inicia hoje em Brasília

31/10/2016 - 12:08, Capital Humano

Aceleração dos Programas de Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade, bem como a Mobilidade no seio da organização, a situação na Guiné-Bissau são alguns dos temas por abordar.

A partir de hoje, Brasília alberga XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Aceleração dos Programas de Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade, bem como a Mobilidade no seio da organização, a situação na Guiné-Bissau, o funcionamento do Instituto Internacional da Língua Portuguesa são alguns dos temas por abordar.

Manuel Vicente, vice-presidente vai representar o País no lugar de o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

Com o encerramento previsto para terça-feira, a cimeira, precedida pela 21ª Reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores, deverá adoptar a Declaração de Brasília e da Nova Visão Estratégica da Organização para a próxima década.

“São excelentes as relações entre os estados membros da comunidade embora considere que devia ser ainda melhor, (…) não fosse os constrangimentos atinentes à globalização”, assevera embaixador de Angola junto da CPLP, Luís de Almeida, cita Angop.

O diplomata defendeu também uma maior difusão, promoção e internacionalização da Língua Portuguesa, enquanto um dos pilares da organização e também clama que se “reforce a concertação política e diplomática”.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.