Mercado

David Bach tem a “fórmula mágica” para a segurança financeira

18/01/2017 - 13:11, Capital Humano

Esta fórmula passa pela automatização da poupança diária, seguindo o plano Pay Yourself First – ou “pagar-se a si próprio em primeiro lugar”.

Por Joana Rebelo Morais*

A história começa com um casal americano comum. O marido exerce um cargo de gestão de baixa qualificação, e a esposa é esteticista. O rendimento do casal não ultrapassa os 55 mil USD anuais. Não obstante, são proprietários de dois imóveis, sem dívidas, garantiram o ensino universitário a dois filhos e reformaram-se aos 55 anos, com uma poupança conjunta superior a 1 milhão USD. Parece magia? Talvez seja.

O escritor e consultor financeiro norte-americano David Bach, autor da obra Automatic Millionaire, diz que há uma “fórmula mágica” para garantir a segurança financeira.

E é simples. Basta definir um plano Pay Yourself First – ou “pagar-se a si próprio em primeiro lugar” – que passa simplesmente pelo cálculo do equivalente ao rendimento auferido por hora e poupar o equivalente a uma hora de trabalho por dia.
Para que resulte, é preciso que a poupança seja automatizada, através de transferências bancárias automáticas semanais ou mensais. Assim, o processo torna-se simples e rotineiro.

Não dá trabalho, nem requer a dispensa de valores avultados. Se o plano for cumprido, “nunca mais precisará de se preocupar com dinheiro na vida”, garante David Bach ao Business Insider. Referindo-se à realidade dos Estados Unidos, em que 4,5 milhões de pessoas visitam diariamente as lojas Starbucks ou 120 milhões planeiam adquirir o próximo iPhone, o consultor refere que o problema não é a falta de dinheiro, mas a incapacidade de o reter sob a forma de poupança. Em média, cada americano poupa apenas o equivalente a 15 minutos diários de trabalho.

Sobre David Bach, acrescente-se que é autor de 12 livros desde 1998, com mais de sete milhões de cópias impressas. Onze foram best-sellers nacionais e quatro de seus livros, Smart Women Finish Rich, Smart Couples Finish Rich, The Automatic Millionaire e The Finish Rich Workbook aparecem simultaneamente nas listas de best-sellers do Wall Street Journale da Business Week.

Dinheiro Vivo*

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.