Mercado

Diplomatas acreditados em Angola visitam Fábrica de Sabão

18/05/2017 - 17:36, Capital Humano, Empreendedor

A Fábrica de Sabão é o único centro de inovação desse género em Angola e sendo um híbrido de incubadora oferece espaço de trabalho partilhado, produção e plataforma de intercâmbio cultural.

Fábrica de Sabão acolheu recentemente membros da comunidade diplomata acreditados em Angola, para observar o ecossistema de inovação emergente no país e compreender como o centro está a criar, e conduzir novas oportunidades de desenvolvimento.

Durante uma visita guiada nas instalações do centro de inovação, os visitantes tiveram a oportunidade de observar o trabalho que está a ser desenvolvido para apoiar os esforços do país na diversificação da sua economia e testemunhar como os jovens de todas as idades são envolvidos em várias actividades criativas. Uma das principais atracções foi o Makerspace, espaço onde a juventude local apreende como aplicar tecnologia inovadora, tal como a máquina CNC, usada para fazer uma variedade de móveis de escritório, espaço de trabalho partilhado, cantina e bar de sumos.

Ao discursar, Manuela Ganga, Directora do Centro referiu: “Queríamos criar um ecossistema que fosse inclusivo com as comunidades marginalizadas e que pudesse impulsionar inovações, baseado nas necessidades de apoio ao empreendedorismo. É por isso que escolhemos construir este centro no Cazenga, no meio da maior área periférica do país”.

“O ambiente aqui permite a criatividade e inovação para prosperar, e ensina as crianças locais, mulheres e jovens, maneiras inovadoras de aprender e criar com as próprias mãos. O objectivo é apoiar as comunidades a construir negócios sustentáveis para si próprias, que podemos incubar e lançar dentro deste ecossistema”.

A Fábrica de Sabão é o único centro de inovação desse género em Angola e sendo um híbrido de incubadora oferece espaço de trabalho partilhado, produção e plataforma de intercâmbio cultural.

Actualmente, tem também disponíveis espaços para o aluguer de escritórios para empresas locais que estão ansiosas em ser uma parte do ecossistema. Estes escritórios estão albergados em contentores que foram remodelados com mobiliário, acessórios e instalações, tais como electricidade e ligação de Wi-Fi.

Recentemente, a incubadora inaugurou um auditório para a realização de palestras, apresentações e exibição de filmes educacionais e espera concluir brevemente a área para a prática desportiva, com um parque de skate feito de materiais reciclados, bem como um mercado para a comunidade. Na próxima fase do seu desenvolvimento, o centro irá introduzir a agricultura biológica e construir um espaço residencial para albergar visitas de mentores e artistas internacionais.

A Fábrica de Sabão, é construída sobre terreno arrendado do governo de Angola e é um exemplo de como o sector público está cada vez mais interessado em apoiar oportunidades inclusivas de inovação, e empreendedorismo em Angola.

Sobre a Fábrica de Sabão

A Fábrica de Sabão (FdS) é o primeiro pólo de inovação de Angola. É um ecossistema de inovação com foco na educação, criatividade e empreendedorismo nacional. O mesmo é constituído por um centro incubador e acelerador, um espaço de trabalho compartilhado, um MakerSpace, plataformas de intercâmbio cultural, uma estação de rádio local e um programa de residência para mentores e artistas visitantes.

Desde a consolidação de novas startups africanas até a produção, o centro reunirá especialistas e mentores de todo o mundo para compartilhar conhecimentos, aproveitar ideias criativas em resultados tangíveis e ajudar a lançar negócios sustentáveis em Angola.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.