Mercado

Cinco máximas fundamentais para tornar o seu nome numa marca

20/04/2017 - 15:10, Gestão

Maria Duarte Bello escreveu A Tua Marca Pessoal, livro de máximas que pretende ajudá-lo a melhorar a sua vida profissional.

Por  Ana Kotowicz* 

O que é mais importante na altura de se candidatar a um emprego? Um currículo extenso, carregado de páginas e de actividades extracurriculares, ou a forma como aperta a mão ao seu potencial futuro chefe?

Não pondo de parte a importância de ter uma longa e invejada experiência profissional, a primeira impressão é fundamental e pode levar um empregador a escolher um candidato em detrimento de outro com iguais competências. A essa parte subjectiva, que não pode ser impressa numa folha A4, Maria Duarte Bello, coache especialista em protocolo, dedica um livro inteiro.

Chama-se A Tua Marca Pessoale pretende ser uma ajuda para quem quer melhorar e sobressair na vida profissional. Como? Percebendo quais são as características únicas que o distinguem da multidão.

A partir daí, uma parte fundamental do trabalho está feita. Depois é preciso aprender a explorá-las e criar a tal marca pessoal, a sua imagem única que poderá distingui-lo num mercado laboral supercompetitivo.

Ensinar a alguém a aproveitar as suas qualidades únicas não é um desafio estranho à autora do livro. É CEO da TTA – The Training Agency, uma empresa onde uma série de profissionais – desde jornalistas a actores, passando por terapeutas – se dedicam a treinar pessoas. Há o media training (para quem precisa de saber como falar com a comunicação social), o public speaking(saber falar em público aprendendo a ultrapassar bloqueios e nervosismos) e a formação de porta-vozes.

Neste livro, os conselhos chegam em forma de máximas e estão divididos em 11 capítulos. O último deles é exactamente sobre o valor das pessoas-marca, aquilo em que o leitor mais atento se poderá tornar se absorver os ensinamentos da consultora.

Quanto às mais de 200 páginas que compõem esta obra, que tem chancela da Esfera dos Livros, podem ser lidas de seguida ou simplesmente saltando para o capítulo que lhe fizer mais falta no momento.

Por exemplo, se estiver prestes a ter um almoço de trabalho, há várias máximas que Maria Duarte Bello – também professora na Escola Superior de Comunicação Social, no ISLA Campus Lisboa – aqui deixa e que poderão ser úteis, quer seja o anfitrião quer seja o convidado de honra do evento.

Trabalhar o carisma, o estilo, saber como falar ou vestir-se em determinadas ocasiões são tudo conselhos que encontra neste livro. Mas, no meio de tantas máximas, quais são as 5 fundamentais que o ajudarão a tornar o seu nome numa marca?

Lançámos o desafio à autora, e Maria Duarte Bello fez a seguinte escolha: “Trabalha o carisma. O brilho reflecte-se na cortesia, no à-vontade, na postura, nos gestos e no respeito.”

Adapta a tua imagem ao que és e ao que pretendes parecer, utilizando os códigos certos na esfera pessoal e profissional. Pratica a diplomacia sendo moderado, elegante e delicado. E sobretudo nunca percas a compostura.

Cuida dos teus modos à mesa. Estes revelam a adaptabilidade ou a falta dela aos contextos sociais. Aperfeiçoa o teu modo de falar em público, não esquecendo a forma e o conteúdo.” Agora, o resto é consigo.

* Dinheiro Vivo

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.