Mercado

Ir ao fundo para voltar como uma das jovens mais ricas dos EUA

19/05/2017 - 15:39, Capital Humano

Tem 35 anos e uma fortuna a rondar os 1,3 biliões USD gerada por uma cadeira de fast food. Uma vida onde o melhor e o pior se cruzam.

Por Fernanda Mira 

A In-N-Out revolucionou o conceito de fast food com hambúrgueres de sabor especial que conquistaram clientes e a preços acessíveis. A cadeia, fundada em 1948, já abriu 324 restaurantes e é um caso sério de popularidade nos Estados Unidos, não estando, contudo, presente no resto do mundo, à semelhança de outras cadeias de fast food de origem norte-americanas. O serviço eficiente da rede de fast food americana ajudou a marca a criar uma gama considerável de fãs. A abertura de novas lojas assemelha-se a um lançamento da Apple, arrisca a comparação a Bloomberg News, com filas de clientes que se formam horas antes de as portas abrirem.

Para além da comida, a franquia causa frisson junto do público pela figura da sua presidente: Lynsi Snyder, de 35 anos, e que figura na exclusiva lista dos multimilionários mais jovens dos EUA. No entanto, a vida da magnata nem sempre foi fácil. Especialmente depois de três casamentos fracassados, uma depressão solitária e uma extensa dependência de drogas.

Lynsi viu a sua família expandir a In-N-Out a partir de uma única hamburgueria, com drive-through, fundada em 1948 pelos seus avós Harry e Esther Snyder, em Baldwin Park, até se tornar um império das refeições rápidas, com valores superiores a 1000 milhões USD. Famosa pelos seus hambúrgueres com queijo Double-Double, pelos ingredientes frescos e por discretas citações da Bíblia nos copos e embalagens.

A chegada de Lynsi ao topo da empresa é marcada por várias mortes na família. Quando o avô Harry morreu em 1976, o seu segundo filho, Rich, assumiu o controlo como presidente da empresa e expandiu a rede de 18 para 93 lanchonetes. O pai de Lynsi, Harry Guy Snyder, assumiu o cargo de principal executivo após a morte de Rich, em 1993, em acidente aéreo, aos 41 anos. Em 1999, quando ele morreu, aos 49 anos, de overdosede medicamento comercializado mediante receita médica, o espólio de Snyder incluía 27 carros e outros veículos, entre os quais um Ford Cobra 1965 e dois Dodge Dart com motores superpotentes. A avó de Lynsi, Esther – a viúva de Harry –, manteve o controlo da empresa até morrer, aos 86, em 2006. Na época, Lynsi era a única herdeira da família.

Lynsi tem pouca instrução formal em administração e não tem formação superior. A empresa foi estruturada de modo a prosseguir as suas actividades após a morte de seus fundadores, segundo um estudo de caso realizado em 2003 pela Faculdade de Administração de Empresas de Harvard. A In-N-Out nunca concedeu contratos de franquia com operadoras externas. E agora, aos 35 anos, feitos no dia 5 de Maio, e seguindo o testamento realizado pela avó, Lynsi teve acesso a 97% da riqueza acumulada pela empresa familiar e tornou-se e possuidora de uma fortuna individual de 1,3 biliões USD.

Leia mais, nesta edição nº104 do Jornal Mercado. 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.