Mercado

ITA oferece bolsas de estudo de 500 mil Kz anuais

30/06/2017 - 10:06, Capital Humano

Empresa lança programa para apoiar alunos carenciados, de faculdades públicas e privadas, com bom aproveitamento.

Por Vânia Andrade 

vania.andrade@mediarumo.co.ao 

A ITA vai oferecer, a partir do próximo ano lectivo, bolsas a estudantes universitários carenciados e com aproveitamento, revelou o director-geral da empresa de telecomunicações.

A iniciativa, explicou Rui Jordão, em conferência de imprensa, nesta semana, será suportada pelas receitas oriundas da 6.ª edição do Torneio de Golfe Solidário da ITA, a realizar–se em 23 de Setembro, no campo de golfe dos Mangais.

Ao Mercado, fonte oficial da empresa revela que o valor médio das bolsas – que irão privilegiar estudantes das áreas técnicas – deverá rondar os 500 mil Kz por ano. Nesta altura, a ITA está a trabalhar com algumas escolas e a identificar outras, para afinar a metodologia de escolha dos alunos. Após a atribuição das bolsas – em Setembro – haverá reuniões entre um responsável da ITA, os alunos e a escola, para a avaliação dos resultados dos estudantes e cumprimento dos critérios.

“O número de alunos que irá beneficiar de bolsas – que englobam o pagamento das matrículas e das propinas – dependerá das verbas angariadas no torneio”, explicou o director.

“Há muitos alunos a desistirem da universidade, por falta de financiamento. Muitos deles têm potencial. Decidimo-nos, por isso, a ajudá-los nas dificuldades financeiras, mas só os com aproveitamento”, disse Rui Jordão.

Em 2016, o torneio contou com 16 empresas e 18 participantes individuais. “É muito importante que haja uma participação massiva das organizações, porque, através da sua participação, vão contribuir para a concretização de projectos que não aconteceriam de outra forma”, destacou o director-geral.

Segundo Rui Jordão, a ITA “tem, no seu plano anual, integrada uma verba dedicada à responsabilidade social que ronda os 5 milhões Kz”. A empresa, disse, “tem forte tradição no envolvimento em projectos de responsabilidade social, com a intervenção directa nas comunidades”. Este ano, adiantou, a ITA está também a “pensar em criar um programa de estágios”.

Em 2016, houve um “ligeiro abrandamento nos apoios angariados no torneio de golfe”, admitiu. “Houve uma retracção das empresas, mas um crescimento das participações individuais”, fez saber, adiantando esperar por “mais inscrições neste ano”.

As inscrições podem ser feitas no website da empresa. Pode inscrever–se qualquer pessoa individualmente (a ITA depois forma as equipas) ou empresas com equipas de quatro elementos.

A ITA, fundada em 2005, é uma operadora de telecomunicações, especializada no mercado corporate.

Actualmente, tem mais de 140 colaboradores, incluindo equipas técnicas altamente especializadas na implementação de redes de Internet e sistemas de telecomunicações.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.