Mercado

Fisco prevê recuperar 7,3 biliões Kz no sector informal

07/12/2015 - 15:51, Finanças, Legislação

O governo deixa de arrecadar 7.336 mil milhões kz (54,2 mil milhões USD) por ano com impostos não cobrados no sector informal, segundo um estudo da Administração Geral Tributária (AGT) citada na terceira palestra conjunta entre o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e o organismo tributário. Segundo o administrador […]

O governo deixa de arrecadar 7.336 mil milhões kz (54,2 mil milhões USD) por ano com impostos não cobrados no sector informal, segundo um estudo da Administração Geral Tributária (AGT) citada na terceira palestra conjunta entre o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e o organismo tributário.

Segundo o administrador da AGT, Gilberto Luther, que falava no encontro acima citado, subordinado ao tema  “Tributação em sede de imposto de consumo para as Micro, Pequenas e Médias Empresas”, o valor estimado de impostos não arrecadados do mercado informal é de 7.336 mil milhões de kwanzas para um Produto Interno de 12.227 mil milhões de kwanzas.

Por esta razão, a AGT mantém a meta de alargamento da base tributária nacional mediante a inserção no sistema dos agentes da economia informal, em micro, pequenos e médios negócios.

De acordo com dados divulgados no encontro pela AGT, actualmente o mercado angolano tem um nível de informalidade estimado na ordem dos 60% sendo este constituído por Nano, Micro e Pequenas empresas.

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.