Mercado

O toque de Midas a que devemos chamar trabalho e honestidade

24/03/2017 - 16:23, Capital Humano, Upgrade

Criou a VietJet Air – conhecida por ter assistentes de bordo de biquíni – e tornou-se a primeira mulher multimilionária do Sudeste Asiático.

Por Fernanda Mira 

Diz que nunca se sentou para calcular o valor do seu património. Contudo, de acordo com a lista da revista Forbes, Nguyen Thi Phuong Thao tem uma fortuna pessoal de 1,7 mil milhões USD, valor que faz dela a primeira multimilionária da região.

Grande parte da sua riqueza, diz a mesma fonte, é proveniente da sua participação na companhia aérea e na Dragon City, um empreendimento imobiliário. E a escalada da vietnamita de 46 anos no ranking dos mais ricos do planeta começou em 1988, quando ainda era estudante do 2.º ano do curso de Economia e Finanças em Moscovo, e teve a ideia de criar uma distribuidora comercial. Recebia roupa, equipamento de escritório e bens de consumo a crédito de fornecedores do Japão, Hong Kong e Coreia do Sul, que depois vendia na Rússia.

Segundo conta, um dos seus segredos foi a honestidade, o que lhe permitiu ganhar a confiança dos comerciantes, que lhe vendiam os produtos a crédito. Três anos depois, Thao contabilizava o primeiro milhão e passou a dedicar-se ao comércio de aço, máquinas, fertilizantes e outros produtos.

Deu-se, então, o regresso ao Vietname. Em “casa”, investiu em bancos e tomou a liderança de projectos comerciais imobiliários e resorts, áreas que lhe deram experiência para prever o grande aumento da procura por viagens áreas dentro do país. Foi aqui que começou a delinear a ideia e a consolidar o projecto para o investimento que a faria multimilionária.

Pesquisou os modelos usados por companhias aéreas low cost, como a Southwest, a Ryan Air ou a AirAsia, para aplicar o melhor de cada uma delas ao que viria a chamar-se VietJet e a principal concorrente da Vietnam Airlines.

Estávamos em 2007, mas o elevado preço do petróleo fê-la recuar no arranque da companhia. Foi em 2011 que levantou voo pela primeira vez e, desde então, o crescimento tem sido constante e sólido.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.