Mercado

O valor da franqueza em favor da paixão de vencer

28/02/2017 - 08:40, Capital Humano, Gestão

Passou 20 anos como CEO e chairman de uma das empresas mais icónicas dos EUA. Reformado, Jack Welch não parou a vida, pelo contrário, deu fulgor ao reinventar-se como autor. Hoje em dia, o seu know-how é seguido por milhares de pessoas.

Por Cláudia Simões

claudia.simoes@mediarumo.co.ao 

Acabou com a burocracia na General Electric e levou-a a respirar novos ares. Jack Welch entrou na multinacional como engenheiro químico em 1961, e foi subindo de categoria, até à posição de chairman, graças à sua habilidade de gestão, em 1981, tornando-se o líder mais jovem da empresa vocacionada para serviços e tecnologia.

Durante esses 20 anos na liderança, aumentou o valor de mercado da GE, de 12 mil milhões USD em 1981 para 280 mil milhões USD, fazendo 600 aquisições e mudando para mercados emergentes, conseguiu expandir drasticamente até à sua retirada.

A passagem de testemunho aconteceu em 2001, com a tomada de posse de Jeffrey R. Immelt, escolhido um ano antes, como CEO da GE pelo conselho de administração, para substituí-lo em cima da sua reforma. Desde então, Welch tornou-se autor e viajou pelo mundo, falando com mais de 250 mil pessoas e respondendo às suas perguntas sobre dezenas de temas abrangentes. Jack: Straight from the Gut foi a primeira obra publicada após a reforma. Em verdade, esta autobiografia foi a génesis para o surgimento de outras.

Entre elas, de grande referência, Winning, em tradução portuguesa,Paixão por Vencer, seguiu-se em 2005. Escrito em parceria com a esposa, Suzy Welch, o best-seller,repartido em três secções, faz primeiramente um olhar para dentro da empresa. Na segunda secção, olha para fora, na competição, e a última secção é sobre como gerir a sua carreira, desde encontrar o trabalho certo até alcançar o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal.

Entretanto, o mais importante, e também evidenciado por alguns especialistas, são as 20 práticas de gestão emanadas no conteúdo do livro sobre management.

Sendo a principal o valor da franqueza, tópico examinado exponencialmente em Winning – Paixão por vencer. Para Welch, a falta de franqueza é péssima para os negócios, pois impede o fluxo de ideias criativas, não permitindo que as pessoas contribuam com o potencial que elas podem oferecer.

Uma relação honesta, clima de informalidade e feedbackaos funcionários são indispensáveis para a cultura corporativa. Um exemplo disso, o CEO, enquanto estava activo na General Electric, insistia que as pessoas em seu redor o tratassem pelo seu primeiro nome, assim as deixaria mais à vontade e, consequentemente, mais honestas com ele. Outra lição é o factor de diferenciação, um must para toda a empresa.

Na visão de Welch, um líder deve saber identificar os melhores e ao mesmo tempo motivar os demais, para que eles também almejem posições superiores dentro da empresa. Isto irá reflectir-se directamente na diferenciação de serviços e produtos.

Welch realça que mais vale agir rapidamente do que aguardar demasiado. Em relação ao conceito do que um líder de sucesso é, o autordetermina eficácia, manejar aplicação de projectos, capacidade de dizer sim ou não, apontar erros e acertos, especialmente os seus, de modo a dar o exemplo, saber falar e ouvir, como características para estar à frente de um núcleo. Em especial, atenção aos disruptores, que “são um veneno” para uma empresa. “Eles são indivíduos que causam problemas por diversão, incitam à oposição por uma variedade de razões, a maioria delas mesquinhas. Normalmente, essas pessoas têm bom desempenho, essa é a sua cobertura, e assim elas são suportadas ou apaziguadas”, explica.

Segundo o empreendedor, uma empresa gestora de capital humano deve enfrentá-los, demandando mudança. Caso não ocorra, a solução passa por separar o trigo do joio. “Tire-os do caminho das pessoas que tentam fazer o seu trabalho.”

O livro sobre negócios Winning – Paixão por Vencer vendeu mais de 440 mil cópias nos primeiros seis meses do seu lançamento.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.