Mercado

Um investidor famoso numa startup supera a ficção

21/11/2016 - 09:31, Capital Humano, Empreendedor

O investimento de uma celebridade numa startup pode ter vantagens e ser muito eficaz para a entrada no mercado.

O que se ganha quando uma celebridade decide apostar na sua startup?

A resposta dos especialistas é que esses investimentos devem ser observados, mas não seguidos. No entanto, a realidade mostra que em muitos casos pode ter vantagens e serem muito eficazes.

Ou seja, com um investidor famoso, de uma forma totalmente legítima, passa a ter acesso a pessoas-chave que não teria. E os casos são vários. Muitas celebridades que investem numa startup que surge nas redes sociais, nos jogos de vídeo ou nos dispositivos móveis, e com um investimento de um famoso, os seguidores vão perceber que se trata de uma tendência ou produto interessante.

Além disso, os famosos sabem como criar uma conexão emocional com os seus clientes, constroem a sua ‘comunidade’ e ligam os seus fãs mais leais.

Para os especialistas, esta é uma lição valiosa para qualquer criador de startupque quer envolver funcionários, parceiros, investidores e clientes para no seu projecto. E citam o exemplo desta capacidade de impulso Lady Gaga, que também é uma celebridade/investidora: é considerada uma grande estrategista, que ajuda a fazer crescer uma marca. Ela gera um grupo de fanáticos consumidores por muitos anos e investe a maior parte dos seus esforços em apenas 1% do seu público, precisamente os que servem como agentes de ‘boca a boca’, tornando os seus seguidores embaixadores da marca.

Um caso real de um famoso e investidor é Ashton Kutcher. O actor, que já representou em papéis para o cinema e televisão, é um dos empreendedores mais bem-sucedidos, é um investidor witted que aparece no ranking de celebridades que são business angels. Ashton Kutcher foi Steve Jobs no cinema, e como um substituto para Zascandil Charlie Sheen em Two and a Half Menganha cerca de 20 milhões USD por ano na série de televisão retratando um empresário de tecnologia com muitos problemas e dificuldades, excepto quando se refere às suas finanças pessoais.

Dados recentes sobre a carteira de investimentos de Kutcher rondam o valor de 220 milhões USD, e quase sempre ocupa o primeiro lugar no ranking de celebridades (incluindo na Forbes) que investem em novas empresas. A diferença entre Kutcher e outras celebridades que investem em determinadas empresas que estão a começar, é que o actor não se limita a entrar no capital das empresas, mas gere e administra os seus fundos e usa a sua fama e nome para promover essas empresas.

A-Grade

Em 2010 criou juntamente com o investidor bilionário Ron Burkle e Guy Oseary o fundo de investimento A-Grade Investments, no valor de 100 milhões USD. Oseary também é conhecido por ser o gerente da cantora Madonna, e fundador da Maverick Records, além de um conhecido investidor conhecido: as suas apostas iniciais de investimento foram em empresas como a Spotify, Shazam e a Uber.

A A-Grade em 2011 investiu 2,5 milhões USD em Airbnb, e agora a sua quota vale cerca de 90 milhões USD. Os 500.000 USD que colocaram na Uber têm crescido para 60 milhões USD.

De acordo com especialistas, Airbnb e Uber têm sido os maiores sucessos de Kutcher, que também investiu no Flipboard, Foursquare, Skype, Path, uma rede social para compartilhar fotos, ou Hipmunk, relacionados com viagens. Não esquecendo a Primavera, um comércio móvel aplicativo conhecido como “The Tinder moda”.

Dinheiro Vivo

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.