Mercado

Lusíada lança mestrado em Mercado de Capitais no próximo ano académico

21/09/2017 - 10:40, Universidade

Faculdade de Contabilidade e Finanças alarga oferta Mestrado proporciona aos estudantes competências para várias opções profissionais.
Por: Líria Jerusa

Universidade Lusíada de Angola vai lançar, no ano académico de 2018, um mestrado em Mercado de Capitais, ministrado na Faculdade de Contabilidade e Finanças, indica um decreto executivo do Ministério do Ensino Superior a que o Mercado teve acesso.

Segundo o diploma (Decreto Executivo n.º 415/17, de 13 de Setembro), após a conclusão do curso – o primeiro do género em Angola –, os mestres deverão desenvolver a sua actividade profissional, nomeadamente, em instituições de ensino superior, bancos e instituições financeiras, empresas de comércio, mercado de capitais, empresas de consultoria em contabilidade e finanças e organizações não-governamentais.

O curso, com um número máximo de 30 vagas por ano e um plano de estudos de 2240 horas de actividade curriculares por ciclo de formação, será assegurado por “um corpo docente que trabalhará maioritariamente em regime de tempo integral e de exclusividade, possuindo um grau académico de doutor, de acordo com a legislação vigente do subsistema de ensino superior”, diz o decreto.

“Perfil de saída” bastante diversificado

O diploma avança que, após a conclusão do mestrado, os estudantes terão adquirido “um perfil de saída” em que reúnem competências que lhes irão permitir contribuir para a “diversificação da economia angolana e a diminuição dos riscos macroeconómicos sistémicos”, para o “aumento da capacidade de inovação empresarial angolana” e para “promover a investigação científica nas diferentes áreas do mercado de capitais”.

Os futuros mestres poderão ainda contribuir para “proporcionar o desenvolvimento da capacidade crítica relativamente aos modelos conceptuais prevalecentes nas teorias do mercado financeiro e para “transmitir e enriquecer competências profissionais empresariais e de direcção na área do mercado de capitais”.

Para terem acesso ao curso, os candidatos deverão ter concluído uma licenciatura em Contabilidade, Finanças, Gestão, Economia ou em áreas equivalentes, com média igual ou superior a 14 valores, segundo o decreto.

Leia mais na edição 122 do Jornal Mercado amanhã nas bancas.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.