Mercado

UAN garante melhoria no processo administrativo

06/03/2017 - 12:33, Universidade

Melhorar o serviço administrativo por via da elevação da sua qualidade, dotando-o de eficiência e eficácia, é uma das metas da Universidade Agostinho Neto, conforme atesta a reitoria da instituição de ensino.

Por Rosimaria Sousa

rosimaria.sousa@mediarumo.co.ao 

Para o efeito, a Universidade Agostinho Neto realizou recentemente um seminário subordinado ao tema “Procedimento e Actividade Administrativa na UAN”, cujo objectivo consiste no aprimoramento da gestão da estrutura.

Na ocasião, a reitora da Universidade Agostinho Neto, Maria do Rosário Bragança Sambo, sublinhou a importância das universidades no cômputo das sociedades actuais, exortando a actuação das mesmas no quadro político, social e económico, por via de ideias e estudos.

“O objectivo deste encontro é proporcionar uma oportunidade de re͍flexão colectiva sobre questões e soluções de natureza jurídico-administrativa na gestão universitária”, referiu.

A responsável lembrou igualmente que a Universidade Agostinho Neto, “enquanto instituição da administração pública, deve primar por uma administração exercida de forma ética, em concordância com as formas legais e administrativas emergentes”.

“A melhoria contínua é um d os princípios de gestão da actualidade e pilar das universidades bem-sucedidas, já que é essencial para que uma universidade mantenha os níveis de desempenho”, disse a reitora.

A intervenção da reitora fez parte da conferência inaugural do encontro, onde, de seguida, se assistiu à intervenção de Carlos Feijó, professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto. O mesmo falou da “Natureza Jurídica da Universidade Pública e a Relação com o Procedimento Administrativo”.

Segundo a organização, a realização do seminário entendeu com ele contribuir para o reforço da capacidade institucional da Universidade
Agostinho Neto para a realização da sua missão de formação de quadros superiores nos diversos ramos do saber.

Assegurar a melhoria contínua do seu desempenho, através da elevação da qualidade dos seus processos de gestão, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os seus objectivos estratégicos e melhorar a eficiência e a eficácia da acção administrativa na gestão do processo de ensino e aprendizagem, visando alcançar resultados consistentes e estratégicos, foram igualmente as directrizes da organização.

O objectivo específico deste encontro é proporcionar uma oportunidade de re͍flexão colectiva e debate sobre questões e soluções de natureza jurídico-administrativa na gestão universitária.

Em termos de resultados, a organização espera que um total de cem agentes, entre os quais políticos e administrativos ao serviço da UAN, reforcem a sua capacidade no domínio do procedimento e da actividade administrativa e elevem o grau da sua competência e eficiência em processos administrativos de gestão universitária.

Por via do efeito multiplicador dos resultados do encontro, na sua dimensão de formação, capacita um mínimo de 160 quadros intermédios.

Entre responsáveis e técnicos de apoio dos serviços da reitoria, no domínio do procedimento para a cultura da qualidade na acção da direcção universitária.
O seminário ficou a cargo dos docentes Carlos Feijó, Raul Araújo, Carlos Teixeira, Valentim Comboio e Norberto Capeça. O mesmo foi dirigido aos vice-reitores, decanos e directores das unidades orgânicas, vice-decanos e chefes de departamento do gabinete jurídico e recursos humanos.

Os intervenientes falaram igualmente sobre o “Órgão de Governo e Gestão da Universidade Agostinho Neto e Unidades Orgânicas: Atribuições e Competências”, “Garantias dos Interessados por Actos e Contratos Administrativos”, “A Responsabilidade Disciplinar por Actos dos Funcionários e Agentes da Administração” e a “Especificidade do Procedimento Disciplinar e Suas Vicissitudes na UAN”.

A Universidade Agostinho Neto é uma instituição de ensino superior público, fundada em 1976. Ao longo da sua jornada, a universidade esteve imbuída na formação de quadros para desenvolverem vários sectores da vida social, económica, política e cultural.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.