Mercado

Angola é o segundo país com mais projectos de construção na região Austral

13/02/2018 - 09:23, Business, featured

O território nacional concentra 14% das construções, numa lista liderada pela África do Sul com 43% das obras, avança o estudo “Africa Construction Trends 2017” da consultora Deloitte.

Por Edjaíl dos Santos

Angola é o segundo país da região Austral com mais projectos de construção, segundo o relatório “Africa Construction Trends 2017” da Deloitte. O documento avança que o território nacional concentra 14% das construções, numa lista liderada pela África da Sul com 43% das obras e que trás Moçambique na terceira posição com 13% dos projectos.

Embora o número de projectos na África Austral tenha crescido de 85 para 93 (9,4%), o valor dos mesmos diminuiu de 93,5 para 89,7 mil milhões de dólares (4,1%), um resultado influenciado pela suspensão da construção da refinaria do Lobito, em Angola.

Na África Austral, o sector imobiliário foi aquele que apresentou o maior número de projectos (29%) em 2017, seguido pelo sector da energia (25%). Contudo, foi o sector dos transportes que registou o maior crescimento, cerca de 24%, um resultado que esteve ligado à construção de quatro novos projectos, dois dos quais em Angola (modernização do aeroporto Maria Mambo Café, em Cabinda, e reabilitação da estrada Quitexe – Ambuíla).

Os Governos continuam a ser responsáveis pela promoção da maioria dos projectos de construção em África (73%), mas também as entidades que mais financiaram (27%). As empresas nacionais privadas surgem em segundo lugar, como promotores de 13% dos projectos. Em relação ao financiamento, a China ocupa a segunda posição, com 16%, seguida das empresas privadas, com 15%, e das Instituições Financeiras de Desenvolvimento, com 13%.

 

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.