Mercado

Angola recebe o maior evento mundial de empreendedorismo

26/02/2018 - 08:49, Business, featured

Startup Weekend Luanda decorre de 23 a 25 de Março e está aberto a 100 empreendedores, ou candidatos a empreendedores, que poderão trabalhar com mentores.

Por Vânia Andrade

vania.andrade@mediarumo.co.ao

Luanda recebe em Março, pela primeira vez, um dos maiores eventos de Startups do mundo, que se irá intitular Startup Weekend Luanda, apoiado pelo programa Google for Entrepreneurs  e  pela  multinacional  Coca- -Cola.

Ao Mercado, Renato de Menezes, coordenador executivo do evento em Angola, explica que aquele que é considerado “o maior encontro de empreendedores a nível mundial” chegará a Luanda para proporcionar “uma experiência única, onde empreendedores e  aspirantes  a  empreendedores podem descobrir se as suas ideias de startups são viáveis para o mercado”, captando a atenção de business angels.

O evento decorre entre 23 e 25 de Março, no Cinfotec, em Talatona, com “muita interacção e mentoria”, garante o responsável. Estarão disponíveis apenas 100 vagas, ao preço único de 5 mil Kz cada, e os candidatos devem inscrever-se entre os dias 5 e 21 de Março, no Cinfotec.

Ao longo do evento, os participantes terão a possibilidade de fazer networkinge de aprenderem a “transformar ideias em grandes negócios, com ajuda dos mentores”. “Qualquer pessoa, a partir dos 16 anos, que queira desenvolver novos negócios, adquirir conhecimento e fazer networking é bem-vinda para expor a sua ideia de startup e receber Feedback de outros participantes”, adianta.

Segundo Renato de Menezes, todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo básico de organização. Durante os três dias de actividade, são formadas equipas em torno das melhores ideias, que são determinadas por votação e, a partir daí, “são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, designe validação de mercado”.
O responsável acredita que uma dúzia de startups e de novos modelos de negócio possam ser criados durante os três dias do evento, que terminará com a apresentação dos projectos a empreendedores de sucesso. “À medida que os participantes aprendem a criar uma empresa real, serão conectados aos melhores mentores, investidores, co-fundadores, palestrantes e patrocinadores, que estão prontos para ajudá-los a começar”, adianta o coordenador executivo.

Durante as experiências vividas em 150 países, o Startup Weekend organizou cerca de 8000 eventos, juntando mais de 500 mil participantes, 23 mil equipas formadas, havendo 193 mil alumni community members até à data.

O Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto, com a missão de inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipas e comunidades. Países africanos como Cabo Verde, Moçambique, Marrocos, Quénia, África do Sul, Argélia, Chade, Madagáscar, Tunísia e Zimbabué já acolheram o evento.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.