Mercado

Angola une-se ao Sudão do Sul para estimular o sector mineiro

23/11/2016 - 10:10, featured, Finanças

“Temos um modelo de exploração de recursos naturais que foi a base da reconstrução do país, um modelo de êxito”, sublinhou o ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz.

O Ministério angolano da Geologia e Minas e o das Minas do Sudão do Sul reuniram-se para identificação de áreas para um possível protocolo.

Os sectores de formação, laboratório, negociação de contratos mineiros e de definição de políticas poderão ser convertidos num protocolo que poderá ser assinado brevemente entre os dois ministérios.

“Temos um modelo de exploração de recursos naturais que foi a base da reconstrução do país, um modelo de êxito e podemos transmitir ideias acerca disso”, sublinhou o ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, no final de um encontro que manteve com o homólogo do Sudão do Sul, Gabriel Thokuj Deng.

Segundo Angop, Angola foi o primeiro pais a ser escolhido pelo governo sudanês para visitar e ganhar experiência na exploração mineira.

“Este encontro criou as bases que vão permitir que brevemente assinemos um protocolo de cooperação entre os dois ministérios. Temos instruções para que as duas equipas técnicas comessem a trabalhar imediatamente para que o acordo se efective o mais rápido possível”, sublinhou Gabriel Thokuj Deng.

O ministro do Sudão do Sul encontra-se em Luanda, desde segunda-feira, para uma visita de quatro dias.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.