Mercado

Aos 76 anos, morre o físico Stephen Hawking

14/03/2018 - 08:43, featured, Global Report

A morte do cientista foi confirmada pela Universidade de Cambridge.

O físico teórico britânico Stephen Hawking morreu aos 76 anos, nas primeiras horas desta quarta-feira, em sua casa em Cambridge, Inglaterra.

‘Estamos profundamente entristecidos pelo fato de o nosso amado pai ter morrido. Ele foi um grande cientista e um extraordinário homem cujo trabalho e legado viverão por muitos anos’, escreveram Lucy, Robert e Tim, filhos do cientista.

Sobre Stephen Hawking

Nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra, 300 anos após a morte de Galileu. Aos 8 anos mudou-se para St. Albans, cidade localizada a cerca de 30 km de Londres. Estudou na University College, de Oxford. Pretendia se dedicar à Matemática, mas como esta não integrava a grade da universidade, escolheu a Física graduando-se em 1962. Em 1965 recebeu sua primeira premiação, na licenciatura em Ciências Naturais. Emigrou de Oxford para Cambridge visando a Cosmologia, onde se tornou doutor na área.

Foi professor de Matemática em Cambridge, professor lucasiano emérito – mesma posição ocupada por cientistas como Charles Babbage, Isaac Newton e Paul Dirac, e dirigiu o departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da mesma universidade. Em 1974 se tornou um dos mais jovens membros da Royal Society, com apenas 32 anos.

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.