Mercado

Kwanza entre as quatro moedas mais sobrevalorizadas do mundo

19/01/2018 - 12:50, featured, Markets

Durante a discussão e aprovação do OGE/2018 na generalidade, o governador do Banco Nacional de Angola, José Lima Massano, anunciou que o kwanza esta entre as quatro moedas mais sobrevalorizadas do mundo, perdendo apenas pelas moedas da Venezuela, Síria e Iémen.

Devido a alta taxa de inflação, o Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu recentemente adoptar o câmbio flutuante, porque no regime fixo que vigora desde 09 de Janeiro mantinha o seu valor estável, facto a torna como na quarta moeda mais sobrevalorizada do mundo.

O governador que falava na Assembleia Nacional, lembrou aos deputados que o facto de ter vigorado o regime de câmbio fixo não significou uma redução de preços, antes pelo contrário houve uma queda acentuada das reservas internacionais líquidas do país.  O titular da pasta, relembrou ainda que no final do passado, registou-se uma queda das reservas na ordem de 33%, mantendo-se as actuais circunstâncias.

Segundo José Massano, a alteração do regime de câmbio, enquadrada nas medidas de ajustamentos monetários e cambiais, que estão em curso no âmbito do Programa de Estabilização Macroeconómica (PEM) para 2018, visa tornar a economia angolana competitiva em relação aos outros países da região.

Em função do regime de câmbio flutuante adoptado desde dia 09 de Janeiro deste ano, o Kwanza já se desvalorizou 25 porcento em relação ao Euro e perdeu 18 porcento do seu valor para o Dólar. Actualmente um Euro está a ser cambiado a 248,77 kwanzas, enquanto cada Dólar está agora fixado em 203, 61 kwanzas. No regime fixo, um Euro estava fixado em 188 euros, enquanto o dólar custava 166 kwanzas.

 

 

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.