Mercado

Laúca gera mais energia ao país

06/02/2018 - 09:20, featured, Markets

Durante a quadra festiva do ano transacto registou-se um recorde de 372 250 megawatts hora, um aumento de 4,7% relativamente ao anterior recorde registado em Novembro.

Segundo Jornal de Angola, com a entrada do segundo grupo gerador de Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca, no rio Cuanza, garantiu-se cerca de metade do fornecimento de energia hídrica do Sistema Eléctrico Norte, permitindo quatro milhões de pessoas terem acesso a energia eléctrica.

O Aproveitamento Hidroelétrico de Laúca é uma obra pública sob a responsabilidade do Gabinete de Aproveitamento do Médio Cuanza e fica localizado ao quilómetro 307,5 do rio Cuanza, a cerca de 47 quilómetros a jusante de Aproveitamento Hidroeléctrico de Capanda.

O Laúca e a segunda maior barragem em África, e actualmente abastasse oito milhões de pessoas, chegando em 2018 a províncias do centro do país como o Huambo e Bié.

A obra obteve financiamento de uma linha de crédito concedida pelo Brasil, movimentou, nas suas várias fases, cerca de 13 mil trabalhadores e iniciou-se em 2012 tendo como empreiteiro o grupo brasileiro Odebrecht.

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.