Mercado

Montante negociado em bolsa aumenta 61% em Fevereiro

09/03/2018 - 09:27, Bodiva, featured

Contrariamente ao ocorrido em Janeiro, os títulos indexados ao dólar representaram a menor parcela negociada, só 44,5%, ou seja, 189,9 mil OT-TX.

Por André Samuel

andre.Samuel@mediarumo.co.ao

O montante negociado em Fevereiro no mercado secundário da dívida pública registou uma evolução de 61% face ao primeiro mês do ano, para 48,6 mil milhões Kz. Na comparação relativa ao mesmo período do ano passado, a variação revela-se exponencial na ordem dos 495% diante dos 8,1 mil milhões Kz negociados na data. A informação consta no relatório mensal divulgado recentemente pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola, BODIVA. Relativamente aos montantes transaccionados, por ano de vencimento, manteve-se a propensão para os títulos com maturidades residuais mais curtas. Assim, os títulos com vencimento até 2020 somaram 25,5 mil milhões, para os que vencem em 2021, o montante fixou-se em 16,3 mil milhões Kz. No documento, o volume de negócios realizados registou uma diminuição de mais de metade, ao passar dos 1,9 milhões de títulos para os actuais 426,5 mil. Contrariamente ao ocorrido em Janeiro, os títulos indexados ao dólar representaram a menor parcela negociada, apenas 44,5%, ou seja, 189,9 mil OT-TX. Face às actuais mudanças implementadas pelo Executivo, nomeadamente a redução gradual das emissões de títulos indexados e alteração do regime cambial de fixo para flutuante, o risco cambial associado ao negócio de títulos aumenta, o que pode gerar por parte dos emitentes a retenção dos mesmos até à maturidade.

No entanto, esta retenção por parte dos emissores no mercado secundário, associada à redução das emissões novas OT-TX por parte do Estado, poderá gerar aumento da procura nos dois mercados e valorizar ainda mais os referidos títulos.

O mercado no último quarto de 2017

Em outro documento, a BODIVA tornou público o comportamento do mercado sob sua gestão durante o quarto trimestre de 2017. Durante este período foram realizados 969 negócios no Mercado Secundário de Dívida Pública, movimentando um total de 262,4 mil milhões Kz equivalente a 1,5 mil milhões USD, o que representa um aumento de 107,25% face ao período homólogo. O montante médio mensal de negociação foi de 87,48 mil milhões Kz, sendo que Dezembro foi o mês em que se registou o recorde de negociação, com 131,2 mil milhões Kz. O número de negócios realizados face ao período homólogo  assinalou um  aumento  de 107,94%, tendo sido realizados 969 negócios, cifrando-se a média mensal em 323 negociações. Relativamente às actividades realizadas, por ano de vencimento, manteve-se a propensão para os títulos com maturidades residuais mais curtas. Assim, os títulos com vencimento até 2020 representaram 69,18% do montante total negociado. Já quanto às características dos títulos mais transaccionados, manteve-se a predominância das obrigações do Tesouro indexadas à taxa de câmbio AOA/USD. Tal poderá dever-se ao facto de, no período em análise, o mercado ter antecipado o impacto da depreciação da moeda nacional sobre os seus investimentos, o que terá levado os investidores a adquirirem instrumentos que assegurem o hedgingcambial.

 

Saiba mais do Jornal Mercado, edição 145, já nas bancas!

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.