Mercado

Morreu Belmiro de Azevedo

29/11/2017 - 16:31, featured

Belmiro de Azevedo, 79 anos, morreu esta quarta-feira

Belmiro de Azevedo, empresário que, durante 40 anos, liderou os destinos do grupo Sonae, morreu esta quarta-feira no hospital da CUF. Deixa três filhos, Maria Cláudia de Azevedo, Nuno Miguel de Azevedo e Paulo de Azevedo, atual Co-CEO da Sonae.

Nascido em Tuias, no Marco de Canaveses em 1938, era o mais velho de oito filhos. Aos 11 anos, mudou-se para o Porto, para continuar os estudos. Licenciou-se em Engenharia Química e começou a trabalhar na Efanor (Empresa Fabril do Norte), na Senhora da Hora, enquanto ainda estudava. Ingressa depois na SONAE – Sociedade Nacional de Estratificados, fundada por Afonso Pinto de Magalhães, cujo controlo viria a assumir em 1974. O conflito com a família do fundador da Sonae arrastou-se durante anos nos tribunais.

Em 2015, quando se retirou na vida ativa no grupo Sonae, anunciou que pretendia dedicar-se ao setor primário e à educação. Era, segundo a revista Forbes, o terceiro português mais rico de Portugal, com uma fortuna avaliada em mais de 1,3 mil milhões de euros.

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.