Mercado

Mugabe detido pelo exército do Zimbabwe

15/11/2017 - 10:16, featured

A sede da televisão pública do Zimbabwe, noticiou nesta quarta-feria depois de uma noite em que se ouviram explosões e tiros na capital do país, Harare.

Segundo o partido no poder, o Zanu-PF, a família presidencial terá sido detida e o novo presidente interino e ex-vice de Mugabe, Emmerson Mnangagwa, que foi demitido na última semana.

O exército desmentiu que seja um golpe de Estado militar, mas uma “transição pacífica de poder”, assegurando que o Presidente, Robert Mugabe se encontra em segurança, após uma noite de agitação nas ruas, com uma série de explosões.

Na segunda-feira, o chefe das Forças Armadas, o general Constantino Chiwenga, condenou a demissão do vice-presidente do país, e avisou que o exército poderia “intervir” se não acabasse a “purga” dentro do Zanu-PF, partido no poder desde a independência do Zimbabwe, em 1980.

Com este afastamento, fica na posição ideal para suceder ao marido, que, apesar da idade avançada e da saúde frágil, foi nomeado pela Zanu-PF como candidato às eleições presidenciais de 2018.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.