Mercado

OT indexadas ao dólar representam 85% do montante negociado

09/02/2018 - 09:13, Bodiva, featured

BFA foi o membro de negociação mais activo em Janeiro, na BODIVA, com 41 negócios (compra e venda), que resultaram na movimentação de 29,1 mil milhões Kz.

Por André Samuel

andre.Samuel@mediarumo.co.ao

O Mercado de Registo de Títulos do Tesouro (MRTT) movimentou, em Janeiro, um volume de 1,9 mil títulos, num montante de 30,2 mil milhões Kz, segundo dados oficiais da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).

De acordo com o relatório mensal publicado pela entidade, deste montante, 95%, ou seja, 28 mil milhões Kz, representam obrigações do Tesouro (OT), e os restantes 5%, bilhetes do Tesouro.

As OT indexadas ao dólar (OT-Tx) foram as mais transaccionadas neste período, movimentando cerca de 25 mil milhões Kz, ou seja, 90% do montante de OT e 85% do total. Segundo a sociedade gestora do MRTT, os investidores transaccionaram pouco mais de 80,7 mil OT-TX em ambiente multilateral, num montante em torno dos 18,9 mil milhões Kz, evidenciando assim maior interacção dos investidores nesta plataforma em relação às negociações bilaterais, que registaram 30,1 mil negócios e um montante de 6,8 mil milhões Kz.

Desempenho dos agentes de negociação

O membro de negociação Banco de Fomento Angola foi o mais activo, com a realização de 41 negócios (compra e venda), que resultaram num volume de 29,1 mil milhões Kz. Já o agente de intermediação BIC foi responsável por 12 negócios, cujo montante transaccionado foi 1,8 mil milhões Kz. Por sua vez, o Standard Bank Angola realizou menos negócios (nove no total), mas foi superior ao BAI em montante negociado (7,9 mil milhões).

De igual modo, a nível de número de negócios, o agente Banco BIC SA destaca-se com a realização de cinco transacções, cujo montante ascendeu a 3,8 mil milhões Kz, ao passo que os  membros negociadores  Banco  Millennium Atlântico e Banco Económico realizaram apenas dois e um negócios,  respectivamente,  com montantes na ordem dos 5,3 mil milhões e 4,9 mil milhões Kz.

Leia mais, a edição 141 do Jornal Mercado, já nas bancas!

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.