Mercado

Títulos de Dívida Pública mais acessível ao cidadão

15/11/2016 - 16:10, featured, Finanças

CEVAMA, central de Valores Mobiliários, foi lançada ao mercado, nesta quarta-feira.

A partir de 15 de Novembro, deu-se em aberto, o mercado de bolsa em simultâneo a central de Valores Mobiliários. E com esse acto, vem a acessibilidade aos Títulos de Dívida Pública.

Na sessão inaugural, o ministro das Finanças, Archer Mangueira, explicou em discurso de que “é um mercado a funcionar ao mesmo nível das praças financeiras nas jurisdições de referência em todo o mundo, no plano operacional e tecnológico e no domínio da regulação e supervisão.”

Além de evidenciar a segurança da  CEVAMA ao ambiente de negócios, evidenciou-se que com abertura da mesma, a aquisição dos Títulos de Dívida Pública, neste momento, estão mais acessíveis não só ao cidadão angolano, como também, a todo indivíduo interessado em investir . “Qualquer pessoa que tenha algumas poupanças pode agora criar a sua carteira de Títulos do Tesouro”, sublinhou o ministro das Finanças.

Com entrada em funcionamento da Central de Valores irá também impulsionar o surgimento de outros segmentos de Bolsa, nomeadamente os mercados obrigacionista e accionista.

“A experiência dos últimos 18 meses – desde que em Maio de 2015 se inaugurou o Mercado de Registo de Títulos do Tesouro, que agora transita para o Mercado de Bolsa, em que se transaccionaram cerca de 3 mil milhões de dólares, fruto do profundo envolvimento das entidades bancárias – demonstra que o Mercado de Capitais não consome, antes complementa, o papel creditício da banca comercial.”, determina Archer Mangueira.

CEVAMA, unidade orgânica a BODIVA,  será responsável pela custódia, compensação e liquidação dos títulos transaccionados nos mercados regulamentados.

 

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.