Mercado

União Europeia e Angola: Uma parceira de 30 anos avaliada em 1050 milhões de euros

14/12/2016 - 11:28, featured, Finanças

Actualmente, a cooperação EU-Angola tem por principal objectivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do País”, pontificou o embaixador da União Europeia, Tomas Ulicny.

30 anos de cooperação  entre a União Europeia e Angola, foi celebrado a 13 de Dezembro em Luanda. No evento fez-se um balanço da parceria e a abordou-se as perspectivas futuras para o desenvolvimento entre a União e o País.

Ao longo dos anos de colaboração, a delegação da União Europeia investiu cerca de 1050 milhões de euros, em forma de doação, no desenvolvimento do País. As áreas de apoio, abrangem construção de infra-estruturas, desenvolvimento rural, educação, saúde e abastecimento de água, intervenções de emergência, desminagem, empoderamento das organizações da sociedade civil, boa governança e protecção dos direitos humanos com o objectivo de reduzir a pobreza em Angola.

“Actualmente, a cooperação EU-Angola tem por principal objectivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do País, apoiando Angola na sua agenda de desenvolvimento e nos planos para erradicar a pobreza e diversificar a economia”, pontificou o embaixador da União Europeia, Tomas Ulicny.

Em discurso, o embaixador reiterou o apoio da União Europeia ao País para os próximos anos. “Com o 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento serão doados 210 milhões de euros em projectos de desenvolvimento nos sectores de Agricultura Sustentável, Água e Saneamento, Ensino e Formação Técnica e Profissional e Ensino Superior”.

Em breve será assinado o projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP) no montante de 22 milhões de euros, para um período de 5 anos.

A cooperação entre Angola e a União Europeia existe desde 1979. Entretanto,  a parceria foi reforçada com a assinatura por parte de Angola da III Convenção de Lomé, em 1985.

A representar o País na celebração, esteve o ministro do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Job Graça.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.