Mercado

Mercado primário recebe 6,2 mil milhões Kz em títulos

30/09/2015 - 08:15, Finanças

O Ministério das Finanças colocou Bilhetes do Tesouro, no mercado primário, através da Unidade de Gestão da Dívida (UGD), avaliados em 6,2 mil milhões Kz entre 21 e 25 de Setembro corrente, para a maturidade de 91 dias, refere uma nota da instituição, quando na semana anterior o leilão tivera sido de Obrigações do Tesouro […]

O Ministério das Finanças colocou Bilhetes do Tesouro, no mercado primário, através da Unidade de Gestão da Dívida (UGD), avaliados em 6,2 mil milhões Kz entre 21 e 25 de Setembro corrente, para a maturidade de 91 dias, refere uma nota da instituição, quando na semana anterior o leilão tivera sido de Obrigações do Tesouro indexadas a taxa de câmbio em 3,2 mil milhões Kz à maturidade de dois anos.

Durante o referido período, registou-se um excesso de 1,5 mil milhão Kz e captou-se o total do excesso com uma taxa média de 8.32 %, contra os 7.56 % do leilão anterior.

Para a maturidade de 364 dias, a oferta inicial foi de 1,7 mil milhão Kz, enquanto no que toca à procura fixou-se na ordem dos 913,5 milhões Kz numa taxa média de 9.55%, contra os 9.45 % do leilão anterior.

Já na semana de 14 a 18 de Setembro, em virtude do feriado observado, as Obrigações de Tesouro Indexados a Taxa de Cambio (TXC) foram de 3.293,5 milhões Kz, realizado em apenas um dia, à maturidade de dois anos.

Desta forma, refere a nota das Finanças, o rácio de cobertura apurado para a referida maturidade foi de 100% e não houve procura às Obrigações do Tesouro Não-Reajustáveis.

Para a semana corrente, entre 28 de Setembro e 2 de Outubro, a previsão da UGD é a colocação de Bilhetes do Tesouro na ordem de 23,3 mil milhões Kz nas maturidades 63, 91, 182 e 364 dias

Os Títulos do Tesouro são assim denominados por serem títulos de renda fixa emitidos pelo Estado angolano (Bilhetes do Tesouro e Obrigações do Tesouro), caracterizados como sendo de curto prazo, no caso dos Bilhetes de Tesouro, de médio e longo prazo, para as Obrigações de Tesouro.

Os títulos públicos têm a finalidade primordial de financiar as actividades do Governo, visando o crescimento contínuo da economia e o crescimento em todas as suas vertentes e servem para financiar também o défice orçamental e refinanciar a dívida do País.

Os leilões de Bilhetes de Tesouro ocorrem todas as semanas de terça à sexta-feira, tendo como operadores os bancos comerciais, o balcão do Banco Nacional de Angola e também os operadores do mercado secundário da dívida pública inseridos no mercado de capitais, através da Bolsa de Dívida e Valores de Angola.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.