Mercado

CMC ministra literacia financeira a técnicos contabilistas

10/12/2015 - 13:34, Finanças

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) realizou, recentemente, um seminário dirigido aos quadros e membros associados da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA). A base conceptual e os recentes desenvolvimentos do Mercado de Capitais em Angola, bem como o papel dos auditores externos no processo de supervisão de emitentes, foram os […]

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) realizou, recentemente, um seminário dirigido aos quadros e membros associados da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA).

A base conceptual e os recentes desenvolvimentos do Mercado de Capitais em Angola, bem como o papel dos auditores externos no processo de supervisão de emitentes, foram os temas analisados durante o encontro que contou com a participação de mais de duas centenas de profissionais do ramo.

Leonildo Manuel, chefe de departamento de Política Regulatória da CMC disse que o seminário insere-se no âmbito do programa de literacia financeira levado à cabo ao longo do ano 2015, visando a interacção e troca de contactos para futuros seminários.

“Com estes encontros podermos materializar um dos nossos princípios que é o da literacia financeira por um lado, e por outro, dar a conhecer aos nossos partners sobre a forma como os mesmos podem intervir no mercado de valores mobiliários”, frisou.

O vice-presidente do Concelho Directivo da OPCA, Fernando Hermes, aplaudiu a iniciativa e disse que a mesma satisfaz as expectativas dos profissionais do ramo da contabilidade.

“A discussão de temas actuais no plano de desenvolvimento do Mercado de Capitais em Angola, e a reflexão sobre os grandes desafios para a profissão e para os profissionais foi de alta mais-valia, sendo a primeira de muitas já programadas para 2016”, disse.

Fernando Hermes defendeu que intervenção significativa dos membros da OCPCA durante o encontro espelha o interesse dos mesmos pela actuação do mercado de capitais em Angola.

“Apesar de andarmos de mãos dadas com a CMC desde a sua institucionalização em 2012, depois deste seminário compreendemos melhor a necessidade de avançarmos mais rapidamente com os nossos programas de actualização, colocando especificamente um pendor nesta matéria nova para todos nós, que é o mercado de capitais”, frisou.

A CMC colocou em consulta pública o regulamento 2/15 de Maio de 2015, que estabelece as regras sobre o registo dos auditores, sua actividade no mercado de valores mobiliários, requisitos necessários para a certificação dos documentos de natureza financeira admitidos no mercado de valores mobiliários e ainda as regras que devem observar no desempenho da sua actividade.

Fonte: Minfin (na foto, o PCA da CMC, o economista Archer Mangueira)

 

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.