Mercado

Brexit : 75 mil empregos em risco no sector financeiro

03/11/2017 - 13:27, Global Report

A estimativa é para os próximos três a cinco anos. Problema pode ocorrer também noutros sectores.

Por Dinheiro Vivo 

Segundo a BBC, os executivos do Banco de Inglaterra estão a trabalhar neste “cenário razoável” do que pode acontecer, sobretudo se não houver um acordo em matéria financeira entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido, quando o país sair do espaço comunitário, em Março de 2019.

O número de empregos que podem ser suprimidos vai depender da relação entre as duas partes, acrescenta a estação televisiva. Caso a relação entre o Reino Unido e a UE na área comercial fique sob as regras da Organização Mundial de Comércio (OMC), os bancos com sede no país vão perder os seus direitos a operar no espaço comunitário, pelo que muitos postos de trabalho serão transferidos para outras capitais europeias.

A eliminação de 75 mil postos de trabalho é a estimativa para os próximos três a cinco anos, e deve ocorrer nos serviços financeiros, mas também em outros associados, como no sector legal. As actuais negociações estão ainda em estado de incerteza, por não estar clara qual a relação final do Reino Unido com a UE – e se Londres terá um vínculo comercial especial com os restantes países.

Leia mais nesta edição nº128 do Jornal Mercado. Já nas bancas. 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.