Mercado

Brexit: Donald Trump promete propor acordo “justo” ao Reino Unido

16/01/2017 - 11:38, Global Report

Esta proposta surge enquadrada na agenda da nova Administração norte-americana, no que diz respeito às reformas transatlânticas abordadas pelo magnata republicano.

Por Jornal Económico 

Donald Trump anunciou que vai propor um acordo comercial “justo” ao Reino Unido na próxima reunião oficial com Theresa May, já depois de ter tomado posse no dia 20 deste mês. Esta proposta surge enquadrada na agenda da nova Administração norte-americana, no que diz respeito às reformas transatlânticas abordadas pelo magnata republicano.

“Vamos trabalhar arduamente para chegar a acordo rapidamente. Algo bom para os dois lados”, afirmou o presidente-eleito em entrevista ao jornal Times of London.

Acordada a saída da União Europeia em referendo, os britânicos vão enfrentar, a partir do final de Março, um processo de negociações que deverá prolongar-se por dois anos. Enquanto Theresa May não definir os parâmetros do Brexit, ou pelo menos abandonar a união aduaneira da UE, o Reino Unido não poderá estabelecer novos acordos comerciais.

A agenda de Theresa May integra um esforço de afirmação do Reino Unido no seio da União Europeia. A primeira-ministra quer mostrar aos parceiros europeus que o país pode prosperar sem estar subjugado à União Europeia, o que poderá ser premonitório de um acordo entre Trump e May.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, e o presidente eleito norte-americano, Donald Trump, já têm encontro marcado. Os dois líderes vão-se reunir-se na primavera em Washington, naquele que será o primeiro encontro entre os dois líderes.

As intenções de Trump já produziram efeitos no mercado cambial, com uma recuperação da libra esterlina depois de cair 1,20 dólares.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.