Mercado

Deutsche Bank pode perder 53 milhões com aposta em produto financeiro

28/06/2017 - 17:02, Europa, Global Report

O Deutsche Bank apostou num produto financeiro indexado à inflação norte-americana, que poderá resultar num prejuízo superior a 60 milhões USD.

Por Dinheiro Vivo

O Deutsche Bank, banco que tem procurado alterar a sua gestão de risco, apostou num produto financeiro indexado à inflação norte-americana, que poderá resultar num prejuízo superior a 60 milhões USD (53 milhões de euros).

Segundo fontes citadas pela agência de notícias Bloomberg, os operadores (‘traders’) utilizaram produtos derivados indexados à inflação norte-americana, o que levou o banco alemão a investigar se os responsáveis pela operação financeira violaram os limites de risco do negócio. O Deutsche Bank já estará ao corrente da situação, refere a Bloomberg citando fontes conhecedores da operação que pediram o anonimato.

O presidente do banco germânico, John Cryan, tem tentado melhorar o risco de crédito e o controlo operacional na instituição, aspectos que têm preocupado os reguladores em todo o mundo. Há dois meses, a Reserva Federal norte-americana multou o Deutsche Bank por não garantir que os operadores (‘traders’) respeitam a norma Volcker, lei norte-americana que impede os bancos de usarem fundos próprios para fazer negócios especulativos.

“Se é verdade que uma única operação poderá causar uma perda desse tipo ao Deutsche Bank, então é claro que será um retrocesso nos esforços de John Cryan para melhorar os controlos (de crédito, operacional e reputacional]”, disse Michael Seufert, analista do NordLB, citado pela Bloomberg. John Cryan “prometeu acabar com estas falhas de controlo”, lamentou ainda o analista.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.